Jornalista Raimundo Primeiro e o cirurgião torácico Alexandre Xavier, no estúdio da TV PROGRESSO WEB - TV PROGRESSO WEB (REPRODUÇÃO

Em entrevista exclusiva, ao vivo, na manhã desta sexta-feira, 20, a TV PROGRESSO WEB, o cirurgião torácico Alexandre Martins Xavier informou que a transmissão do novo coronavírus (Covid-19) acontece por meio de contato, pelas mãos, superfície e objetos, principalmente através de pessoas gripadas, via gotículas, pelo ar. 
Estatísticas mostram que, cerca de 70% das transmissões, acontecem após contato com pessoas que não apresentaram sintomas.
Segundo Alexandre Xavier, os animais de estimação não transmitem o novo coronavírus. "Não há nenhuma evidência, apesar das informações de que o vírus surgiu através da contaminação de alguns animais, lá na China", reforça.
Ao falar sobre quanto tempo a pessoa demora para apresentar os sintomas, o médico diz existir o que "a gente chama de incubação", o tempo que a pessoa entra em contato e manifesta os sintomas. "No início, variou muito, falando-se em dois ou três dias. Depois, uma semana. A média, agora, gira entre cinco e sete dias".
Na entrevista, foi destacado que o isolamento dos os primeiros coronavírus humanos aconteceu pela primeira vez em 1937. O cirurgião Alexandre Xavier reafirmou ao jornalista Raimundo Primeiro os cuidados que se devem ter com os idosos, principais vítimas da Covid-19.

Confira, na íntegra, a entrevista com o cirurgião torácico Alexandre Xavier acessando a TV PROGRESSO WEB (www.oprogresso.tv.br).

SAIBA COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

CONHECENDO OS PRINCIPAIS SINTOMAS

Febre.
Tosse.
Dificuldade para respirar.