Com o objetivo de aliar diversão e cultura, o Centro de Ensino Governador Archer realizou nesse sábado (13) a XIX Gincana Estudantil. A magia do circo como tema contagiou os alunos dos três turnos da escola. Quatro equipes (preta, vermelha, amarela e verde) disputaram com entusiasmo as provas propostas pela comissão organizadora. Eles demonstraram disciplina e respeito às regras.

Criatividade também não faltou. Tudo avaliado pelos jurados. Para o estudante Matheus Bandeira Sodré, membro da equipe amarela, vencer a competição não é o mais importante. Para ele, a participação e a integração dos estudantes são os fatores motivadores para fazer parte da equipe. Matheus ressaltou como aprendizados o trabalho em grupo e a capacidade de liderança, que também é estimulada em momentos como este. “Achei muito interessante o entrosamento e a socialização entre os estudantes, porque a escola reuniu em cada equipe alunos dos três turnos”.
A professora Cláudia Sousa e Silva, uma das coordenadoras do evento, colocou que incluir a arte circense nas tarefas da gincana foi uma forma de resgatar a história do circo, uma arte difundida no mundo desde a antiguidade, mas que vem sendo esquecida. Para Cláudia, os alunos deram um show de criatividade na organização do mascote, da coreografia e do grito de guerra, em que a linguagem circense não podia faltar.
A estudante Maria Eduarda Sena chegou cedo para participar da gincana, segundo ela, uma das atividades que gosta bastante dentro da escola, porque estimula brincadeiras, animação, alegria e cultura. O tema deste ano, para ela, foi oportuno e divertido. “Valeu a pena participar”, concluiu Maria Eduarda.
Para a direção da escola, a Gincana Cultural, que já faz parte do calendário escolar todos os anos, tem o objetivo de promover a integração dos alunos das várias séries, ressaltando valores como a importância da contribuição individual para o grupo, o sentido de equipe, solidariedade, saber vencer com humildade, além do aprendizado intelectual. A solidariedade estimulada do começo ao fim. A solidariedade é uma das características marcantes da Gincana Cultural da escola, tendo em vista que uma das tarefas antecipadas é a arrecadação de alimentos para composição de cestas básicas que serão distribuídas a instituições de caridade. 
As entidades que receberão os produtos ainda serão definidas pela comissão organizadora.