Domingos Cezar
Membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) aprovaram, na reunião dessa quinta-feira (16), o nome do cantor, compositor e músico Neném Bragança para a concha acústica da nova Beira Rio, prevista para ser inaugurada no dia 22 de dezembro.
Os acadêmicos foram claro em justificar porque são contrários ao projeto do vereador Rildo Amaral, que defende o nome do sanfoneiro Raimundo Paulino nessa homenagem. “Eles garantem, entretanto, que Bragança muito bem representou Imperatriz nos festivais”.
Eis na íntegra o teor do ofício assinado pelo presidente Raimundo Trajano Neto e pelo secretário Domingos Cezar Ribeiro aprovado e que será encaminhado, de imediato, ao governador Flávio Dino:
“A Câmara Municipal de Imperatriz já se manifestou por intermédio do vereador Rildo Amaral, que apresentou projeto de lei denominando a concha acústica da nova Beira Rio de Raimundo Paulino, homenageando o saudoso sanfoneiro, que residiu por alguns anos em Imperatriz.
Por sua vez, recentemente, o vereador José Carlos Soares Barros apresentou projeto de lei denominando a mesma concha acústica de Neném Bragança, em homenagem ao músico, cantor e compositor, que viveu desde menino e faleceu nesta cidade.
Diante do impasse, na reunião do último dia 9 de novembro, a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, por ser uma das entidades que mais desenvolve a cultura em Imperatriz e região Tocantina, também resolveu se manifestar através de seus membros.
Todos foram unânimes em reconhecer que o nome de Neném Bragança, cujo nome verdadeiro é Raimundo Nunes da Luz Ferreira, é o mais indicado porque foi um dos artistas que mais desenvolveu trabalhos culturais neste município.
Como músico, cantor e compositor, Neném Bragança chegou à expressiva marca de arrebatar 77 troféus em festivais de norte a sul do Brasil. Esta marca é inédita, razão porque a imprensa passou a classificá-lo como o “Papa Festivais”.
Além do mais, Bragança colaborou com a realização de festivais como o FABER – Festival Aberto Estância do Recreio, o mais recente FMI – Festival de Música de Imperatriz e parceiro de frente no projeto Arte & Cidadania nas Escolas.
Em suma, Neném Bragança, com sua possante voz, encantou plateias e levou por todo o Brasil o nome de Imperatriz. Em 2015, ano de sua morte, a Academia Imperatrizense de Letras o homenageou como patrono do 15º SALIMP – Salão do Livro de Imperatriz.
Em momento algum, senhor governador, queremos desmerecer o nome do músico, cantor e compositor Raimundo Paulino, que foi um dos maiores sanfoneiros que aqui viveu. Porém, o nome de Neném Bragança é mais forte e teve a simpatia de praticamente 100% dos internautas que participaram de uma enquete a esse respeito.
Assim exposto, senhor governador, esperamos sua compreensão. Atenciosamente”.
Comentários