Membros reunidos no auditório Vito Milesi, na AIL

Domingos Cezar

Na última quinta-feira (1º), membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) voltaram a se reunir depois do recesso de julho. Na pauta vários assuntos, como o planejamento do segundo semestre, reforma do teto e da biblioteca, prestação de contas e relato da participação da Academia na I Mostra Estadual de Educação, realizada em São Luís, no período de 24 a 27 de julho.
Na ocasião, os acadêmicos receberam a visita da professora Franceli Oliveira, que aproveitou a oportunidade para convidar os acadêmicos para o lançamento de seu novo livro “A Mulher e a Maçonaria”, que será lançado no início de outubro. Por sua vez, o acadêmico Osmar Valcácer, que reside em Carolina apresentou um exemplar da revista Carolina – Memória lançada recentemente na vizinha cidade.
O acadêmico e advogado Sálvio Dino solicitou à presidenta Edna Ventura que se registrasse nos anais daquela casa de letras votos de pesar pelo falecimento do advogado Oscar Gundim. Sálvio fez um breve relato da vida profissional de Gundim destacando-o como um advogado respeitado, correto, sendo por isso prezado por todos os colegas de profissão.
Vale ressaltar que entre os 40 membros da Academia Imperatrizense de Letras o maior número de cadeira é ocupado por operadores de direito. São oito advogados atuantes, um promotor público, dois juízes e um desembargador. Este número é seguido de professores, jornalistas, empresários, entre outros.
Ficou decidido, ainda, que no dia 22 de agosto a AIL realizará sessão solene para prestar uma homenagem ao fundador do jornal O PROGRESSO, José Matos Vieira, empresário do ramo gráfico e escritor falecido recentemente. “Matos Vieira, apesar de não ser acadêmico, era um grande amigo de todos os acadêmicos, frequentador de nossas reuniões, razão porque merece nossa homenagem”, frisou Edna Ventura.
Por último, o acadêmico Domingos Cezar fez a leitura de ofício remetido à Academia pela acadêmica Ceres Fernandes, coordenadora da I Mostra Estadual de Literatura, elogiando a participação da AIL no evento. Cezar também fez um breve relato do evento, lembrando aos confrades e confreiras que o stand da AIL foi o mais visitado durante os quatro dias da Mostra Literária.