Domingos Cezar
Depois do tradicional recesso de fim de ano, membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) voltaram na última quinta-feira (5) para sua primeira reunião ordinária deste ano, em sua sede situada na Rua Urbano Santos, Praça da Cultura. Na ocasião, a presidente Edna Ventura recebeu a todos com a gentileza que lhe é peculiar e apresentou uma pauta repleta de projetos para este novo ano.
Em seguida, a presidente Edna Ventura apresentou aos diretores conselheiros fiscais João Renor de Carvalho, Raimundo Trajano Neto e Domingos Cezar a prestação de contas do 12º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, realizada em outubro do ano passado. O acadêmico Leonildo Alves não poupou elogios à presidente pela organização do evento literário e pela transparência na prestação de contas.
Na ocasião, a presidente apresentou uma proposta de parceria do Imperial Shopping, em manter uma exposição permanente de livros, com a participação de escritores membros da Academia. Também foi proposto um calendário junto às escolas do município, de forma que pelo menos uma vez por mês a AIL receba uma turma de alunos para conhecer a Academia, seus membros, e seus patronos.
Foi proposto e aprovado o retorno a Academia Itinerante, com reuniões literárias em outros municípios da região tocantina, ficando definido que os acadêmicos Luis Carlos Porto, o Pastor Porto e Domingos Cezar contatassem prefeitos e secretários e Educação de municípios da região com esta finalidade. As reuniões constarão de palestras, apresentações artísticas musicais e recitais.
O Prêmio Literário AIL – 2015 que é entregue anualmente em 27 de abril, dia do aniversário da Academia Imperatrizense de Letras também foi bastante debatido ficando acordado que as inscrições do prêmio já estão abertas a todos os escritores que desejam concorrer. Outra mudança que ocorrerá é que os saraus que aconteciam no auditório da AIL vão se realizar na Praça da Cultura, mas perto do povo.
A confraternização mensal também foi apresentada pela presidenta Edna Ventura e iniciou no último domingo (8), com um almoço na chácara do acadêmico Leonildo Alves, no Imbiral, em comemoração a seu aniversário, ocorrido em janeiro passado, ao lado dos confrades Magno Urbano e Neneca Mota Melo. Neste mês de fevereiro aniversaria somente o acadêmico Juscelino Pereira.
Para o acadêmico Luiz Carlos Porto, o Pastor Porto, vice-prefeito do município de Imperatriz, a primeira-reunião da Academia Imperatrizense de Letras foi bastante participativa e produtiva. “As propostas, os projetos, as sugestões foram importantes, mas destaco o projeto de levar a Academia para outros municípios e para as escolas aproximando-a mais de nossas comunidades”, concluiu Porto.
Comentários