Domingos Cezar
Na tarde da última quinta-feira (18), a Academia Imperatrizense de Letras retornou suas atividades acadêmicas depois de dois meses de recesso, como acontece todos os anos. O presidente da AIL, Pastor Luiz Carlos Porto, recebeu os poucos acadêmicos que compareceram na primeira reunião com um abraço desejando a todos um ano de muito trabalho no desenvolvimento da literatura.
Primeiro a se pronunciar, o acadêmico Zeca Tocantins informou aos confrades sobre a realização do I Workshop “Eu quero incentivar”, realizado dia 16 de fevereiro, sob a égide da Fundação Rio Tocantins e do Sindicato das Indústrias da Construção Civil em Imperatriz (Sinduscon), que apresentou aos empresários as principais leis de incentivos do governo e como eles podem apoiar projetos sociais por meio de impostos pagos ao governo.
O acadêmico Agostinho Noleto apresentou projeto do livro “Nobre Deputado”, de autoria do juiz Márlon Reis, cuja obra será motivo de debate e trabalho entre os alunos da rede pública de ensino no município de João Lisboa. “A Academia de Letras foi convidada para julgar o trabalho desses estudantes e caberá a nós essa responsabilidade”, afirmou Agostinho, informando que a acadêmica Edna Ventura está à frente desse projeto junto a outros professores.
O presidente Luiz Carlos Porto colocou em pauta a itinerância da Academia para outros municípios, mas ficou acordado que esse tema só voltará a ser debatido depois do dia 27 de abril, quando se realiza a solenidade de aniversário da AIL, bem como a entrega do Prêmio Literário AIL 2016, instituído por lei municipal. Bastante concorrido, o certame literário premia a melhor obra literária do ano anterior.
Secretário da AIL, Domingos Cezar Ribeiro apresentou a seus pares currículo do poeta Airton Souza, de Marabá, que se coloca como membro correspondente da Academia. Deverá ser votado no início de março, para cumprir estatutos, mas tudo indica que a Casa aprovará por unanimidade o ingresso do festejado poeta marabaense, coordenador da Biblioteca Orlando Lobo, em Marabá.
Por último, o secretário informou que esteve no primeiro círculo de oração na residência do acadêmico Itamar Fernandes, que se encontra enfermo em clínica de São Paulo. O acadêmico Arnaldo Monteiro tranquilizou os confrades e confreiras informando que Itamar está se recuperando muito bem, deixou a UTI e encontra-se em apartamento da clínica e que, possivelmente, em breve voltará ao convívio acadêmico.
Comentários