Professores e alunos do Colégio Delta com os acadêmicos na AIL

Domingos Cezar

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) cumpriu, mais uma vez, com seu papel social e cultural, quando recebeu, na tarde da última quinta-feira (21), coordenadora, professoras e alunos do Colégio Delta e também representantes da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - APAC.
Sob a liderança da professora Irma Leal de Carvalho, coordenadora do Colégio Delta, alunos e professores visitaram o prédio da Academia Imperatrizense de Letras, notadamente a biblioteca. Conheceram os demais setores, como a Sala Edelvira Marques e o auditório Vito Milesi, onde posaram para fotos com os acadêmicos.
Eles vieram convidar o acadêmico Domingos Cezar Ribeiro para ministrar palestra do Colégio Delta sobre o rio Tocantins. Alunos e professores conheceram quatro das doze obras do escritor e ambientalista, que tratam de suas expedições pelos rios Tocantins, Araguaia e Itacaiunas.
As representantes da APAC, Safira Machado Cardoso e Suzete Cardoso Gomes, solicitaram dos acadêmicos livros de suas autorias para serem trabalhados com os apenados. O presidente Trajano Neto designou a acadêmica Liratelma Cerqueira a arrecadar os livros junto aos confrades, os quais serão doados para a entidade.

Parceria FCI - Na reunião, o secretário Domingos Cezar Ribeiro relatou para os confrades o retorno do projeto, agora denominado Caravana Arte e Cidadania nas Escolas, realizada pela Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, em parceria com a SEMED, Vara da Infância, CEMAR e Academia Imperatrizense de Letras.
Por sua vez, o presidente Raimundo Trajano Neto informou que esteve, na manhã daquela quinta-feira (21), em audiência com o presidente da FCI, José Carneiro dos Santos, o Buzuca, e este manifestou interesse de manter parceria com a AIL. "Ele nos garantiu, também, em aumentar o valor do Prêmio AIL no próximo ano".
O Prêmio AIL foi criado por Lei Municipal, em 1995, na gestão do então interventor Ildon Marques, no valor de R$ 5 mil. Durante esses 22 anos, nenhum dos prefeitos que passou pela prefeitura aumentou o valor do prêmio. "Buzuca nos garantiu que vai solicitar do prefeito Assis Ramos que valorize mais esse prêmio literário", concluiu Trajano Neto.