A Academia Imperatrizense de Letras cumpriu mais uma agenda de reunião itinerante em municípios da região tocantina. Dessa feita, a cidade de Açailândia acolheu, na noite da última sexta-feira (25), membros da AIL, que juntamente com membros da Academia Açailandense de Letras (AAL), realizou um alegre sarau de música e poesia.
Na ausência do presidente Luiz Carlos Porto e do vice-presidente Raimundo Trajano Neto, a reunião foi presidida interinamente pelo 1º secretário, Domingos Cezar Ribeiro, coadjuvado pelo acadêmico Fagno da Silva Soares, presidente da Academia Açailandense de letras – AAL. A acadêmica e secretária de Cultura, Enoy Brito, representou o prefeito Juscelino Oliveira.
A reunião, realizada nas dependências da Câmara Municipal de Açailândia, contou com as presenças de alunos e professores, os quais ouviram poesias diversas, a música do acadêmico cantor/compositor Zeca Tocantins e a palestra ministrada pelo acadêmico Edmilson Sanches, que tratou da vida e obra do engenheiro Bernardo Sayão.
O engenheiro que construiu a rodovia Belém-Brasília, à época BR-14 e hoje BR-010, faleceu em janeiro de 1959, quando uma árvore caiu sobre ele, em Ligação, no Pará, porém morreu em Açailândia, onde ficou aguardando socorro médico. “Daí a importância de Bernardo Sayão para a cidade de Açailândia”, assinala Edmilson Sanches.
Da programação constou, ainda, a palestra do acadêmico Agostinho Noleto, que informou às pessoas presentes como funcionam as academias de letras no Brasil e no mundo. Deu ênfase à Academia Imperatrizense de Letras e os convidou a visitarem o 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, que se realizará no período de 3 a 12 de outubro.
Convidado de honra, o poeta Tiago Nascimento, membro da Academia Altamirense de Letras, declamou um de seus belos poemas. A acadêmica Tereza Bom Fim contou uma breve história infanto-juvenil, mas foi aplaudida pelos adultos, e o poeta Hélio Brás, da Academia Açailandense de Letras também arrancou aplausos com um dos seus belos versos. (Assessoria/AIL)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15419
AIL realiza reunião itinerante em Açailândia
Próxima cidade a ser visitada deve ser Amarante do Maranhão
Comentários