Domingos Cezar
Idealizado pelo acadêmico Zeca Tocantins, a Feira do Livro de Imperatriz – Semana Imperatrizense de Livro começou timidamente há 12 anos sendo realizada na sede da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, onde se realizavam as palestras, e se estendia em frente pela Praça da Cultura, local de concentração dos estandes com os livros para apreciação do público.
Como era realizada entre a última semana de outubro e primeira de novembro com o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) e Dia da Ciência e Cultura (5 de novembro), era muito comum as águas da chuva invadir os toscos estandes dos livreiros, molhando os livros, causando-lhes enormes prejuízos financeiros.
Em face a essa situação, os acadêmicos estudavam uma forma de mudar de data a então Semana ou Feira do Livro de Imperatriz. Alguns anos depois, o acadêmico e editor Adalberto Franklin, assistindo a uma edição do Salão do Livro em Teresina (PI) e Fortaleza (CE), entrou em contato com a empresa realizadora do evento conseguindo trazê-lo para Imperatriz, há seis anos.
Como a Feira do Livro, ou Semana Imperatrizense do Livro, já tomara grandes proporções, o evento passou a ser realizado nas dependências do Centro de Convenções de Imperatriz, a partir de 2005. Ao ser aceita pela empresa RP Eventos para entrar no circuito nacional do livro, a cidade de Imperatriz foi a primeira do Brasil a sediar uma edição do Salão do Livro que levou seu nome: SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz.
Desde então, com o patrocínio do Governo Federal, por intermédio da Eletrobras; do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Cultura e DETRAN, e da Prefeitura Municipal de Imperatriz, de algumas empresas locais e, sobretudo, pelo esforço dos acadêmicos, estamos chegando à décima segunda edição do SALIMP, que se realizará no Centro de Convenções, no período de 16 a 25 de maio próximo.
Durante esses anos, a Academia Imperatrizense de Letras tem atraído para o SALIMP dezenas de livreiros de todo o país, com seus milhares de títulos dos mais diversos, bem como artistas e intelectuais. Entre estes, destacamos o cantor/compositor/escritor Gabriel Pensador, escritor Ariano Suassuna, escritores e repórteres Domingos Meireles e Caco Barcelos, cantores como Chico Cesar e Zé Geraldo, além de artistas locais.
Na última quinta-feira (20), contando com a presença de vários acadêmicos, entre estes Aureliano Neto, que reside em São Luís, aconteceu a reunião ordinária semanal da Academia, coordenada pelo presidente em exercício, Padre Francisco Lima, uma vez que a presidente Edna Ventura não pôde comparecer. Na ocasião, foram tratados vários temas, o principal a realização do megaevento literário.
Ficou definido que a presidente Edna Ventura, o vice-presidente Padre Francisco Lima e Agostinho Noleto ficariam na coordenação geral do SALIMP; os acadêmicos Zeca Tocantins e Domingos Cezar continuariam em seus postos, na coordenação da Gincana Escolar e Comunicação, respectivamente, e Tereza Bom Fim, na Arena Infantil. Definiu-se que a acadêmica Liratelma Cerqueira assumiria a coordenação do Soletrando e o acadêmico Weliton Carvalho, a coordenação do Café Literário.
Outros acadêmicos ainda a ser escolhidos assumirão a coordenação da Arena Multicultural, entre outros importantes setores do XII Salão do Livro de Imperatriz. Vale ressaltar que a última edição do Salão do Livro de Imperatriz recebeu cerca de 120 mil visitantes. Livreiros de todo o Brasil ocuparam cerca de 60 estantes, nos quais foram negociados aproximadamente R$ 2 milhões em venda de livros.
Comentários