Domingos Cézar reafirma que Salimp cresce a cada edição
Lilia Diniz destaca importância do Salimp

Raimundo Primeiro

Durante encontro com a imprensa, parceiros, convidados, artistas e intelectuais, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), lançou, oficialmente, o 17º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), que vai ocorrer entre 4 e 13 de outubro, no Centro de Convenções.
A solenidade de lançamento do Salimp 2019, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, no Centro de Artesanato de Imperatriz, em frente à Praça da Cultura. O evento teve como apresentadores os jornalistas Elson Araújo e Domingos Cézar, secretário da AIL, promotora do Salão do Livro.
"Ao abrir a solenidade, eu, na condição de coordenador de Comunicação, todos os anos, faço um retrospecto, lembrando, de quando, há 17 anos, o acadêmico Zeca Tocantins idealizou a Semana Imperatrizense do Livro, que acontecia com as palestras, no auditório da Academia, além da instalação de estandes, os livros onde eram vendidos, na Praça da Cultura", destaca Domingos Cézar.
Domingos Cézar lembra que os esforços não foram em vão. Os resultados, oito anos depois, foram positivos, com o evento entrando no Circuito Nacional do Livro, por meio do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), já acontecendo no Centro de Convenções, localizado na rua Hermes da Fonseca.
"Nossa cidade, foi a primeira do interior a entrar no circuito, que só acontecia nas capitais. Somos a única entidade no Brasil a realizar um evento, na área, do porte do Salimp", observa Domingos Cézar, acrescentando que o Salão do Livro de Imperatriz cresce anualmente, a cada edição, tanto em termos de atrações, de programação, quanto de público.
A Assembleia Legislativa do Estado (Alema), em reconhecimento a importância do Salimp, concedeu-lhe o Título de "Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão".
Programação - A programação a ser desenvolvida pela AIL por ocasião do Salimp 2019, consta de oficinas, palestras, gincana cultural, shows musicais, 10º Concurso Soletrando, com estudantes, entre outras, das escolas Tocantins, Mariana Luz, Giovanni Zanni, Frei Manoel Procópio, Santos Dumont, Marechal Rondon, Laurentina Pereira e Santa Laura; Festival Curumim de Música e do Festival de Música de Imperatriz (FMI).
Nomes de destaques confirmados, Carlos Ruas e Fabrício Carpinejar, já são aguardados com expectativas pelo público que prestigia o Salimp, anualmente. Pessoas de diversas cidades. 
Tecnologia - Duas novidades foram incorporadas as atividades que serão desenvolvidas no Salimp 2019 - o Espaço Maker, destinado a apresentar inovações, tecnológicas e científicas, e o 1º Congresso Regional de Educação. Palestrantes premiados garantiram presença.
Baile - Confirmado para a noite de 13 de setembro, sexta-feira, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), situada na avenida Pedro Neiva de Santana, o 1º Baile da "Lua Cheia", com os cantores Cruz Gago, Sílvia Magalhães, Henrique Canhoto e a Banda The Fevers, tocando os melhores das músicas que animaram as pessoas nos "tempos áureos", ou seja, muitos flash-backs, os chamados "sons das antigas", a partir das 21h.
Durante a solenidade de lançamento, foi informado que 150 mil pessoas estarão participando do 17º Salão do Livro de Imperatriz, durante os dez dias, no Centro de Convenções.
O presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, reafirmou a reportagem de O PROGRESSO a importância do Salimp para a cidade e o Estado, reforçando convite para que todos prestigiem. 
Economia - Pensamento compartilhado pelo empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, que também esteve no lançamento da edição 2019, acrescentando que "ganham todos, inclusive o comércio, pois o acontecimento movimenta a nossa economia". Segundo Chico Brasil, como é mais conhecido, "o Salimp é de todos nós".