O presidente em exercício, Trajano Neto, coordenando a reunião com os acadêmicos e visitantes.

Domingos Cezar

Membros da Academia Imperatrizense de Letras – AIL estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira (11) sob a liderança do presidente em exercício, Raimundo Trajano Neto, quando deliberou sobre vários temas culturais, mas principalmente, sobre a realização do 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, prevista para outubro próximo.
No que diz respeito ao SALIMP, a acadêmica Edna Ventura, coordenadora das últimas edições, informou que o presidente Luis Carlos Porto estivera reunido com o secretário Domingos Cezar Ribeiro e o tesoureiro Francisco Itaerço Bezerra, e a assessora Núbia Carvalho, para tratar do projeto a ser encaminha ao governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultural – SECULT.
Ela informou que o projeto já se encontra praticamente pronto para ser encaminhado aos parceiros (patrocinadores), bem como a comissão já começou a delinear sobre os nomes dos palestrantes, bem como, dos artistas que se apresentarão na Arena Multicultural. Para Edna Ventura, “as coisas estão caminhando em seu rumo certo”.
Na ocasião os acadêmicos receberam o professor Gilmar Dias, que veio apresentar à Academia seu projeto, tema de trabalho de sua especialização na UEMA, que trata da produção literária de Imperatriz, bem como a forma que ela é recebida pelos leitores. O funcionário público Wilson Ribeiro Nava, também apresentou e fez doação de seu livro “Nava” a ser lançado brevemente.
Finalmente foi tratado sobre a reunião itinerante de Itinga do Maranhão, que se realizará às 19h, do dia 19 de junho. O secretário Domingos Cezar Ribeiro informou que o juiz Delvan Tavares gentilmente cedeu um veículo van que serve ao projeto Arte & Cidadania nas Escolas, para fazer o transporte dos acadêmicos.
Observou que a saída está prevista para as 17h00, da porta da Academia de Letras, na Praça da Cultura, para que não haja atraso na programação. Ficou definido que o acadêmico Edmilson Sanches ministre palestra sobre a vida e obra de Bernardo Sayão. A AIL já realizou em maio passado reunião itinerante em João Lisboa, quando o acadêmico Sálvio Dino proferiu palestra sobre a vida e obra do homem que cedeu seu nome à vizinha cidade.