Domingos Cezar

A reunião semanal da última quinta-feira (13) da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) foi marcada pela visita de professores e alunos das escolas municipais Frei Manoel Procópio e Frei Paulo de Graymoor, primeiro e segundo lugar, respectivamente, da gincana cultural realizada durante a semana do 11º Salão do Livro de Imperatriz - Salimp.
Coordenador da gincana, o acadêmico Zeca Tocantins agradeceu as presenças dos professores Eder da Silva Santos e Magali de Sousa Farias (Escola Frei Paulo de Graymoor) e Marilene Sousa e Silva (Frei Manoel Procópio), bem como as equipes de alunos. "Nós aprendemos muito com vocês por ocasião da gincana", observou Tocantins.
Na ocasião, o presidente em exercício da Academia de Letras, Gilmar Pereira, ao lado dos acadêmicos Agostinho Noleto e Maria Helena Ventura, fez a entrega dos cheques no valor de R$ 400,00 para a escola vencedora e de R$ 200,00 para a segunda colocada. As escolas receberão ainda dezenas de livros para suas bibliotecas.
Durante a reunião, o acadêmico Itaerço Bezerra prestou uma homenagem ao poeta Manu Rolim, que faleceu na noite de quarta-feira e foi sepultado na tarde de quinta-feira. Itaerço Bezerra, que representou a Academia de Letras no velório do poeta, lembrou de seu esforço em produzir e vender seus livros pelas ruas da cidade.
"O poeta Manu Rolim é um exemplo para todos os poetas que lutam para manter a cultura nordestina, através da poesia de cordel", observou Itaerço. De acordo com o acadêmico Agostinho Noleto, o poeta Manu Rolim era um grande amigo da Academia e participava ativamente de todas as edições do Salimp.