Os acadêmicos presentes na festa de confraternização

Domingos Cezar

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) encerrou suas atividades em 2018 na última quarta-feira (12), com sua tradicional festa de confraternização, com um jantar e troca de presentes, necessariamente um livro. Os acadêmicos retornam suas atividades na primeira quinta-feira do próximo ano.
Durante todo o ano, a AIL realizou várias ações cedendo seus membros para ministrar palestras, realizar oficinas, avaliar textos de alunos sempre que solicitada. Entretanto, a maior ação da Academia é a realização do Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP, que se tornou patrimônio histórico e imaterial do Maranhão.
O sodalício formado por 40 membros, sendo 33 homens e 7 mulheres, conseguiu reunir na festa de confraternização 50% de seus membros, dos residentes em Imperatriz e João Lisboa. São homens e mulheres de profissões variadas, porém com o mesmo sentimento de amor pela literatura.
Na foto oficial, captada por Giórgia Alves Cerqueira, temos os professores José Ribeiro, Edna Ventura, Carlos Ociran Nascimento, Arlene Azevedo e Liratelma Alves. Os advogados Agostinho Noleto Soares, Sálvio Dino e Edmilson Franco. Os empresários Leonildo Alves, Gilmar Pereira, Itaerço Bezerra e Livaldo Fregona.
Presentes ainda na festa e na foto, os médicos Itamar Dias Fernandes e Adriana Moulin Picoli; os servidores públicos Trajano Neto e Ribamar Silva, o jornalista Domingos Cezar Ribeiro, a assistente social Maria Helena Ventura e o bispo Francisco Lima Soares, que será empossado neste 15 de dezembro, na Diocese de Carolina.