Acadêmicos votando no último pleito

Domingos Cezar

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) realiza na noite desta sexta-feira (7), a partir das 20h, sessão solene de posse do novo acadêmico, o escritor e juiz de Direito Welinton Carvalho, que a partir de então passa a ocupar a cadeira deixada pelo ex-juiz José de Ribamar Fiquene, que também exerceu o cargo de prefeito de Imperatriz, vice e governador do Maranhão.
Welinton Carvalho venceu recentemente a mais concorrida eleição realizada pela Academia de Letras, desde a sua fundação, em 27 de abril de 1991. O escritor concorreu com mais 10 escritores, considerados de alto nível pelos eleitores, no caso os 38 membros da Casa que tiveram o direito do voto. Apesar de concorrida, Welinton venceu no primeiro turno do disputado pleito.
A sessão solene, de acordo com a presidenta Edna Ventura, deverá ser concorrida, a exemplo do que ocorreu na eleição. Para tanto, a presidenta fez uma convocação geral dos membros e familiares, “porém acredito que muitos convidados do novo membro deverão comparecer para prestigiá-lo, notadamente personalidades do judiciário local, do qual Welinton é um dos notáveis membros”.
Para que a sessão solene alcance o sucesso desejado, a costumeira reunião da quinta-feira não se realizou, para que o auditório “Vito Milesi” pudesse ser recuperado solo e ar condicionado, que estava com defeito. “Nós estamos trabalhando para que a solenidade se transforme numa festa inesquecível”, afirma Edna Ventura, que acompanha de perto todos os preparativos da festividade.
A presidenta informou também que já se encontram abertas as inscrições para quem deseja ocupar a cadeira aberta com o falecimento do advogado e escritor Ulisses Azevedo Braga, ocorrida no início deste ano. Com esta futura eleição, Edna Ventura quer encerrar o ano com as 40 cadeiras do sodalício completamente preenchidas como estavam antes das mortes de Fiquene e Ulisses Braga.