Acadêmicos e técnicos apresentam o projeto do 15º SALIMP ao prefeito

O prefeito Assis Ramos recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (26), membros da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, bem como técnicos da Canal Comunicação e Carvalho Projetos, empresas responsáveis pela elaboração do projeto do 15º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP.

Na ocasião, o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto entregou a Assis Ramos, o projeto que apresenta o site do SALIMP, para as pessoas que desejam se inscrever para participar das palestras e oficinas; a realização de shows musicais, concursos de poesias, festival de música e exposição de arte.
Trajano Neto observou que este ano, o SALIMP trás muitas novidades, mas entre estas, a cobrança de dois quilos de alimentos não perecíveis, por ocasião de qualquer inscrição, cujos alimentos serão doados para as entidades filantrópicas de Imperatriz. "É a parte social do SALIMP", afirmou o presidente.
Assis Ramos afirmou que todo prefeito de bom senso tem que ajudar financeiramente a AIL na realização do SALIMP, porque a entrada do público é franca, "além do mais ele se transformou no maior evento literário do Maranhão e orgulho para o povo de Imperatriz", frisou.
O prefeito garantiu que vai manter a parceria com a Academia de Letras na realização do evento, mas solicitou um tempo para conversar com o secretário José Ribamar Oliveira (Fazenda) e com José Carneiro dos Santos, o Buzuca (Fundação Cultural de Imperatriz). "Aí saberemos o valor que podemos patrocinar".
O gestor imperatrizense revelou aos visitantes que a Prefeitura vem fazendo, religiosamente, o repasse para o Fundo Municipal da Cultura, recurso esse gerenciado pela Fundação Cultural de Imperatriz, sob a orientação do Conselho Municipal de Cultura. "Portanto, o patrocínio ao SALIMP é garantido", afirmou.
Arte & Cidadania - Idealizador do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, o acadêmico Zeca Tocantins fez uma breve explanação sobre o projeto que era mantido pela Fundação Cultural em parceria com a Vara da Infância e Juventude, Secretaria Municipal de Educação e Academia Imperatrizense de Letras.
Assis Ramos retribuiu dizendo, que se o projeto tem esse alcance cultural e social, deve ser resgatado o mais breve possível. "Estamos aqui para aperfeiçoar toda e qualquer parceria que traga benefício para a nossa comunidade, no caso desse projeto, de maneira especial, à criança e adolescente".
Segurança - O presidente Trajano Neto aproveitou a oportunidade para lembrar ao prefeito o clima de insegurança por qual vive hoje, acadêmicos e funcionária da Academia, em face aos usuários de drogas que povoam a Praça da Cultura, em frente ao prédio da AIL. "Já fomos ameaçados até mesmo com armas", disse Trajano.
Assis Ramos garantiu pedir auxílio ao comandante do 3º BPM, mas informou que ainda este ano a Praça da Cultura vai ser revitalizada. "Temos recurso no valor de R$ 500 mil, fruto de uma emenda do deputado federal João Marcelo, portanto, com a revitalização da praça, eliminaremos esse problema", concluiu o prefeito, que recebeu de presente um kit do 15º SALIMP.