O secretário José Fernandes Dantas aproveitou a eleição dos novos membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável para falar sobre os avanços da área nos últimos dois anos. Segundo ele, o que aconteceu nos últimos dois anos foi o “renascimento” da agricultura em Imperatriz.
Para o secretário, até 2009, a agricultura estava apagada no município. “[Até 2009] a Secretaria de Agricultura estava praticamente apagada. Quando entramos, em 2009, fomos buscar os pequenos, médios e grandes produtores e demos todo o apoio a eles, com mapeamento de região e orientação, entre outras coisas”, explicou.
A área da agricultura vem conseguindo importantes avanços nos últimos anos. Prova disso são os Programas de Aquisição de Alimentos (PAAs), que fazem a integração entre a produção local e o abastecimento de escolas, feiras, creches, Casa do Idoso e até do restaurante comunitário de Imperatriz. A cidade é a única de todo o estado que possui os quatro PAAs.
O programa é importante para os agricultores, que têm a certeza da negociação de seus produtos, e para o município, que garante o abastecimento de programas sociais e escolas.
Transporte
Os produtores também foram beneficiados no quesito transporte. Estradas vicinais têm sido recuperadas e o município disponibilizou um caminhão que vai até as comunidades buscar a produção e leva até as feiras. Depois, este mesmo caminhão transporta os agricultores de volta às suas casas.
Tudo isso e muitas outras ações animam o secretário, que garante que as ações se expandem, também, para a zona urbana. “Damos apoio não só aos agricultores, também estamos trabalhando nos mercados e nas feiras itinerantes”, finalizou José Fernandes.
Recentemente, o trabalho do secretário foi reconhecido por alunos da Universidade do Sul do Maranhão, que fizeram uma homenagem a ele. (Comunicação)