Raimundo Primeiro

Um dos focos trabalhados pelo Projeto Agronegócio na Região Tocantina, desenvolvido pelo Sebrae Maranhão, tem sido a hortifruti e a mandiocultura, além do fomento à Agricultura Familiar. O incentivo a estes segmentos tem sido forte durante a programação de cursos realizada na Sala Sebrae, montada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde acontece a 45ª edição da Expoimp, a Exposição Agropecuária de Imperatriz, uma das mais conhecidas da região.
As ações são frutos de parceria entre o Sebrae, Sinrural, Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Governo do Estado do Maranhão. A palestra "Horticultura Irrigada", ministrada pelo técnico da Agerp, Beltran Andrade Barros, realizada na terça-feira (9), foi uma das mais concorridas.
Segundo Barros, a ação arrojada de capacitação que o Sebrae tem aplicado em Imperatriz levou grande incremento às tecnologias de irrigação e adubação, num apoio inédito à horticultura local. Em relação ao aspecto orgânico da produção, o especialista explicou que o trabalho está apenas começando. "É uma metodologia que começou a ser utilizada e que eu acho que vai ter muita relevância no Maranhão, principalmente aqui em Imperatriz", ponderou.
As atividades incluíram ainda a palestra "Agricultura Orgânica", também na Sala Sebrae, onde a horticultora Rosa Maria Borges, presidente da Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização de Hortifruticultores de Imperatriz, parabenizou a iniciativa do Sebrae por proporcionar ações que buscam o aumento do conhecimento e do incremento das atividades comerciais.
"Esta iniciativa do Sebrae é muito importante, os temas abordados são fundamentais para nossa atividade", avaliou a produtora. "Precisamos cada vez mais aumentar os nossos conhecimentos", garantiu.
A programação incluiu ainda as palestras "Produção e Processamento de Mandioca", "Sais - Sistema de Agroecologia Integrada e Sustentável" e o Curso de "Operação de Tratores John Deere, categoria 5-E", também voltadas para este público.
A gestora de projetos da Unidade de Imperatriz do Sebrae Maranhão, Márcia Maria Ferreira, destacou como positivos os resultados das atividades desenvolvidas pela instituição e parceiros na Expoimp 2013. Ela conta que as ações do Sebrae no evento estão indo além das capacitações. "Temos realizado visitas aos empreendedores que estão expondo no parque, montando grupos e levando-os a conhecer os produtos que o Sebrae oferece ao setor", explica.
"Nossa missão é orientar, levar informações relacionadas ao Microempreendedor Individual, facilitar a formalização", frisou Márcia.
A programação de cursos promovidos pelo Sebrae na Expoimp continuam até o dia 12. É possível conferir a programação diária no endereço www.ma.agenciasebrae.com.br.