O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto do Xingu (Adafax), realiza, desde a última terça-feira (3), um intercâmbio com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Imperatriz. Ao todo, 12 agricultores e técnicos de São Félix do Xingu (PA) visitaram até ontem (05) as associações agrícolas de Imperatriz, assim como o Restaurante Popular e o Banco de Alimentos da cidade.
O objetivo do intercâmbio é fortalecer agricultura familiar em São Félix do Xingu tendo como exemplo o PAA de Imperatriz. Além de discutir a conservação do meio ambiente de uma maneira sustentável, visando a diversificação da produção, numa perspectiva da agroecologia, já que o município de São Félix volta-se, principalmente, à pecuária, o que provoca o desmatamento da região.
A superintendente de Segurança Alimentar de Imperatriz, Andressa Assunção, destaca a importância do intercâmbio para a visibilidade do PAA em outras regiões. “Para Imperatriz, é muito gratificante saber que, dentre o Maranhão inteiro, a nossa cidade foi escolhida para a realização desse intercâmbio. Eles estão vendo as experiências com outros produtores e aprendendo como é a operacionalização desse projeto na cidade”, afirma.
O assessor técnico de projetos e convênios da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) de Imperatriz, Juan Ataíde, ressalta a importância da visita dos agricultores de São Félix a Imperatriz. “Como eles estão iniciando, nós estamos sendo referência para eles tirarem as dúvidas, ver os problemas e ver de agricultor para agricultor como é realizado esse programa aqui, já que essa experiência está dando certo há alguns anos em Imperatriz”.
A coordenadora de projetos do IEB, Ruth Corrêa, destaca a importância da parceria do instituto com a associação Adafax em São Félix. “Nós temos apoiado os agricultores familiares a partir dessa parceria com a associação, visando com que eles possam desenvolver um sistema de produção mais sustentável. A ideia é que a gente possa estar apoiando eles na diversificação da produção, para fortalecer o mercado local”.
PAA - É um programa de compra direta de alimentos produzidos por agricultores familiares e distribuídos a entidades civis sem fins lucrativos, que os redistribuem às pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Em Imperatriz, o programa teve início em 2009.
O projeto é composto por 5 associações, sendo beneficiados 260 produtores e 361 entidades. Assistindo mais de 28 mil pessoas, em escolas, creches, entidades filantrópicas e programas sociais da prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). (Pollyana Galvão)
Comentários