A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRAN) recebeu ontem das mãos do prefeito Sebastião Madeira quatro motocicletas Honda/NXR Bros 150 cilindradas. Com os novos veículos, o município pretende agilizar o processo de orientação e fiscalização de trânsito em Imperatriz. O secretário de Transporte, José Ribamar, e o vice-prefeito Luiz Calos Porto, dentre outras autoridades, acompanharam o prefeito Madeira na entrega dos veículos.
Segundo o secretário José Ribamar, as motocicletas foram compradas com recursos do Tesouro Municipal. Ele reforça também que todas as motocicletas estão caracterizadas de acordo com as normas de padronização. "Conforme regulamento, os veículos são de cor branca, equipadas com sinalizador, RT 19 PM, LED, sirene, chicote elétrico, protetor de motor, antena corta pipa, bagageiro baú, para brisa e capacete escamoteável", assinala.
Em relação aos estacionamentos irregulares, que têm causado problemas constantes na cidade, Ribamar acredita que a atuação dos agentes será mais dinâmica pela facilidade de locomoção, principalmente em situações de trânsito congestionado.
"As motocicletas possibilitam maior rapidez no processo de fiscalização. Nas situações de emergência, como por exemplo, ocorrências de acidentes, interdição de ruas, caminhadas, carreatas, segurança de eventos esses veículos vão nos proporcionar maior agilidade. Além disso, em assuntos de infrações corriqueiras, como por exemplo, estacionamento irregular e avanço de semáforos".
O prefeito Madeira destaca que as aquisições representam a preocupação da gestão municipal em garantir segurança no trânsito para a população. "Sem dúvida, esses veículos vão possibilitar um trabalho de fiscalização mais eficaz. Nossa meta é combater e prevenir quaisquer atitudes irregulares que provoquem transtornos no trânsito".
José Ribamar afirma também que com esse novo reforço serão intensificadas as fiscalizações em toda a cidade. Sobre as medidas adotadas para garantir a normalidade no trânsito, ele assinala que "nos casos de estacionamento irregular primeiramente é feita uma abordagem aos condutores e orientação, mas caso o condutor não esteja no local, o agente preenche o Ato de Infração de Trânsito (AIT) e deixa sempre em um ponto onde possa ser facilmente percebido pelo infrator. E posteriormente é encaminhada a multa referente à infração cometida para o endereço do responsável pelo veículo". [Eva Fernandes - ASCOM]
Comentários