Alunos do projeto Agente de Trânsito Mirim passam por formação

Os alunos inscritos no projeto Agentes de Trânsito Mirim, da Prefeitura de Imperatriz, participaram na semana passada de formação com palestras educativas realizadas nas escolas Ipiranga, Jucimar Rodrigues e Morada do Sol. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, por meio da coordenação de Educação para o Trânsito.

Medida visa despertar nos alunos o senso de cidadania no trânsito, bem como conscientizar os pais da necessidade de mudanças comportamentais para segurança no trânsito e reflexão sobre o papel de cada um tem na educação no trânsito.
"Essas palestras e o projeto visam chamar atenção para mudanças de atitudes, mostrando dados estatísticos que causam prejuízos materiais e perdas de vidas. Senão ainda, aquelas pessoas acamadas sem possibilidade de locomação", observa a coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda.
Segundo ela, "é preciso alertar a sociedade que na maioria das vezes os acidentes de trânsito são ocasionados pela imperícia, imprudência, alta velocidade, avanço de sinal vermelho, de preferenciais e alcoolemia. O uso de celular enquanto dirige é outro agravante cada vez maior em ocorrências de acidentes de trânsito", exemplifica.
Teresinha Miranda ressalta que o motorista deve refletir sobre as consequências, pois no trânsito, o sentido é a vida. "Perca um minuto de seu tempo, mas não perca a vida em segundos", recomenda.
O secretário de Trânsito, Leandro Braga, destaca a importância das campanhas de trânsito na sensibilização de motoristas e pedestres visando reduzir cada vez mais o número de ocorrências e de acidentes com vítimas fatais nas vias urbanas de Imperatriz. "Temos realizado educação para o trânsito em escolas, faculdades, empresas e instituições com objetivo de reduzir esses índices estatísticos", concluiu. (Gil Carvalho-Ascom)