O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) iniciaram ontem o curso de formação aos novos agentes de trânsito e fiscalização contratados pelo município.
Serão vinte e nove agentes de trânsito e cinco agentes de fiscalização de transporte público a mais para reforçar o trânsito. Desde ontem, estão participando do treinamento e orientação, com duração de 120 horas/aula, para em pouco tempo estarem atuando no controle, organização e fiscalização nas ruas de Imperatriz. Eles foram aprovados no último concurso promovido pela prefeitura. Segundo o secretário de Trânsito, José de Ribamar Alves, o curso tem a grade e quantidade de aulas estipuladas pelo Departamento Nacional de Trânsito.
A formação inclui disciplinas como legislação de trânsito, direção defensiva, treinamento prático de legislação específica, do Código de Trânsito Brasileiro, noção de preenchimento de auto, noção de abordagem, postura e relações humanas. “Eles terão todos os treinamentos devidos para que possam sair com condições de prestar um serviço de qualidade para a sociedade imperatrizense”, assegura o secretário.
Apesar das aulas teóricas terem iniciado ontem, na semana passada os novos agentes fizeram treinamento na Setran para conhecer o funcionamento e as normas da secretaria. Esses novos agentes virão para trabalhar na organização do trânsito da cidade. Em quatro anos a frota de veículos circulando em Imperatriz passou dos pouco mais de 60 para mais de 100 mil veículos, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Mesmo com este aumento, apenas 17 agentes de trânsito fazem a fiscalização em Imperatriz.
“Estes profissionais atuarão, sobretudo, no setor e nas ações de fiscalização e de orientação. Então, esses profissionais estão chegando em boa hora, é o momento que a cidade precisa do aumento de efetivo. O principal desafio desses novos profissionais é a organização e a educação do trânsito”, afirma José de Ribamar.