Representando o secretário municipal de Saúde, Arnaldo Alencar, em evento de capacitação realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nessa quinta-feira (22), a coordenadora da Atenção Básica do Município de Imperatriz, Maria Viviane Souza, voltou a afirmar a importância dos agentes de saúde. “Eles são as peças principais para fortalecer os elos entre a comunidade e os serviços de saúde, informar aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade, necessidades e dinâmica social da comunidade e, ainda, orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde”.
“O agente de saúde está diretamente ligado à população, portanto é necessário frisar que todos estejam cientes de todos os acontecimentos inerentes ao funcionamento do Sistema de Saúde do Município”, enfatizou Viviane Souza. Acredita-se que, por serem pessoas do povo, não só se assemelham nas características e anseios deste, como também preenchem lacunas, justamente por conhecerem suas necessidades.
A abrangência e importância do agente comunitário de saúde num município como Imperatriz é inimaginável para o cidadão comum, conforme declarou um dos vários profissionais atuantes no município: “Ser agente comunitário de saúde é, antes de tudo, ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com a sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem, costumes; precisa gostar do trabalho. Gostar, principalmente, de aprender e repassar as informações, entender que ninguém nasce com destino de morrer ainda criança ou de ser burro. Nós vivemos conforme o ambiente. É obrigação dos agentes comunitários de saúde lutar e aglomerar forças em sua comunidade, município, estado e país, em defesa dos serviços públicos de saúde, pensar na recuperação e democratização desses serviços, entendendo que é o serviço público que atende à população pobre; é preciso torná-lo de boa qualidade. Precisamos lutar por outros fatores que são determinantes para a saúde como trabalho, salário justo, moradia, saneamento básico, terra para trabalhar e participação nas esferas de decisão dos serviços públicos”, explicou.
Viviane Souza lembrou, ainda, que entre os dias 26 e 30 de novembro, a Atenção Básica vai realizar mais uma campanha com a participação dos agentes de saúde de Imperatriz e, a partir de janeiro, haverá uma descentralização de serviços como o teste rápido de HIV e sífilis. As próprias Unidades Básicas de Saúde serão encarregadas de serviços de controle de doenças, agilizando, assim, toda a logística do sistema de saúde do município de Imperatriz. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14562
Agentes de saúde desempenham importante trabalho através da Atenção Básica de Imperatriz
Categoria é o elo entre a população e o profissional de saúde
Comentários