Em parceria com a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Maranhão (ETSUS/MA), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) qualifica 340 agentes comunitários de saúde do município. A capacitação foi iniciada na última segunda-feira, 06, com aula inaugural no auditório da SEMUS.
O coordenador da Atenção Básica do município, Anderson Nascimento, explica que o objetivo é qualificar os agentes comunitários de saúde em atenção primária em saúde, com competência para atender às necessidades da população.
"Capacitar os ACS é essencial, visto que a formação destes profissionais vai proporcionar uma maior autonomia e habilidade para desenvolver suas atividades com competência na área da saúde. Com este curso, pretendemos qualificar os agentes para que possam atuar juntos às equipes multiprofissionais dos serviços de atenção primária, fortalecendo as dimensões da promoção, integralidade, humanização e direito à saúde".
Segundo o coordenador, o programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte fundamental do Programa Saúde da Família. Por meio de ações individuais ou coletivas, o agente comunitário de saúde desenvolve ações de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão do gestor local do SUS (a Secretaria Municipal de Saúde). "Em suma, ele é um importante elo entre a população e a Atenção Básica, porque conhece de perto todos os problemas de saúde, principalmente das camadas mais carentes e necessitadas de atendimento".
Para ele, o Agente Comunitário de Saúde trabalha desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção das doenças por meio de processos educativos de saúde, "privilegiando o acesso às ações e serviços de informação, promoção social, proteção e desenvolvimento da cidadania, no âmbito social e da saúde".
Escola Técnica de Saúde
A ETSUS, criada em 2003, realiza capacitação no Curso de Agente Comunitário de Saúde, que visa preparar profissionais para atuar como técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades.
Os cursos técnicos oferecidos pela entidade são: Enfermagem, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Hemoterapia e Radiologia. Já os cursos de aperfeiçoamento são: Atenção Primária (Técnicos em Enfermagem e ACS); UTI Neo (Técnicos em Enfermagem), Maternidade (Técnicos em enfermagem) e Agentes de Combate a Endemias.
Em Imperatriz, Jacyane Ramos, apoiadora matricial da ETSUS, é a responsável por liderar o grupo de professoras, enfermeiras já capacitadas anteriormente. "Elas foram escolhidas justamente porque conhecem o sistema e as demandas da população local", enfatizou. A organização curricular foi estruturada em três módulos sequenciais, que totalizam 60 horas, sendo 48 horas de concentração e 12 horas de dispersão. Ao final do curso, será conferido certificado aos estudantes concludentes.
O curso tem como metodologia a problematização, onde a realidade do trabalho é incorporada ao processo ensino/aprendizagem. Os estudantes/trabalhadores são estimulados a realizar ação/reflexão/ação. As aulas em concentração e dispersão ainda são acrescidas de currículo do curso baseado no desenvolvimento de competências profissionais. (Da ASCOM)
Comentários