A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou esta semana capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde de Imperatriz. "A finalidade do treinamento é humanizar e melhorar cada vez mais o nosso trabalho, pois não adianta encaminhar a paciente às Unidades de Saúde se eu não alimentar a esperança de que ela vai se curar", enfatiza Graça Dantas, coordenadora do Programa Saúde da Mulher.
De acordo com a equipe da Semus, os ACS estão sendo treinados para fazer a abordagem correta nas mulheres em idade de risco (de 26 a 56 anos). Para Poliana Cozzi, Assistente de Desenvolvimento Social da BEMFAM, os agentes trabalham na educação em saúde e eles são os propagadores da prevenção. "A partir do treinamento, eles estarão mais habilitados para buscar em suas áreas as mulheres sexualmente ativas suscetíveis ao câncer de colo de útero, para trabalhar exatamente a questão da prevenção", explica.
Segundo a assistente, a falta de informação é o principal obstáculo. "85% dos cânceres que temos hoje são preveníveis, no entanto é muito alto o índice de mulheres que são acometidas com câncer do colo do útero. Os dados são alarmantes, por isso é necessário intensificar as ações de prevenção. Aqui ensinamos como os agentes vão abordar a população, mostrando que a doença tem cura quando descoberta no princípio e que o município está preparado para fazer a coleta citopatológica e dar o laudo", ressalta.
Sobre a doença
O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum na mulher, depois dos cânceres de pele e de mama. Além de muito comum, a taxa de mortalidade no Brasil é alta, porque muitas mulheres não fazem a prevenção e só descobrem a doença em fase adiantada. Quando descoberto e tratado a tempo, o câncer de colo do útero tem cura completa.
Todas as mulheres que iniciaram a atividade sexual, independente da idade, devem fazer regularmente o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau. O preventivo é feito através de um exame ginecológico, com coleta de material do colo do útero (pela vagina). Este material é encaminhado ao laboratório para análise. (Lídio Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14716
Agentes Comunitários de Saúde são capacitados para rastreamento e diagnóstico do câncer do colo do útero
A prevenção e o tratamento da doença são disponibilizados gratuitamente pelo município de Imperatriz
Comentários