Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por intermédio do Programa Saúde do Homem, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de um treinamento (capacitação) para que sejam intensificadas as visitas ao público masculino em Imperatriz. A informação foi prestada na última quarta-feira (28) à reportagem pelo coordenador do Programa Saúde do Homem, Genivaldo Carvalho.
Para o coordenador, os técnicos estarão preparados para atender à demanda, orientando os homens a procurar pelo tratamento. “Essa capacitação foi considerada de suma importância, pois os agentes receberam orientações de como abordar esses homens, orientando-os a buscar por atendimento junto ao Programa Saúde do Homem”, disse.
Genivaldo Carvalho ressalta que alguns casos começaram a ser encaminhados para a coordenação do Programa Saúde do Homem, agilizando o pronto atendimento à comunidade e acompanhando os casos mais graves em Imperatriz.
Segundo ele, o público masculino passou a buscar por atendimento médico, fazendo exames preventivos, reduzindo o tempo de espera nas unidades de saúde. “Nós queremos conscientizar esse público que não gosta de ir ao médico. Esses exames preventivos não são [tão] agressivos”, frisa.
Cuidados
O coordenador orienta os homens que não gostam de ir ao médico que redobrem os cuidados com a saúde, realizando consultas e exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. “Esses exames poderão ser feitos na atenção básica de saúde de Imperatriz”, acrescenta.
Genivaldo Carvalho enfatiza que, através dos meios de comunicação, busca despertar o interesse dos homens em realizar exames rotineiros de saúde. “Temos feito esse trabalho junto ao setor da construção civil, visitando canteiros de obras, orientando-os para que façam consultas e exames, pois as mulheres se cuidam muito mais que os homens”, finalizou. (Gil Carvalho - Comunicação)
Comentários