Banco privado retomou atividades com pouca movimentação
Muita espera em uma das agências de um dos bancos públicos

A greve dos bancários durou 21 dias em todo o país, tempo suficiente para provocar transtornos como a superlotação de casas lotéricas e aumento na procura por outros correspondentes bancários.
Em Imperatriz as 21 agências, entre bancos públicos e privados, foram fechadas no início do movimento. Ontem apenas as agências do Banco do Nordeste e do Banco da Amazônia permaneceram fechadas.
As demais voltaram a atender ao público depois que o Sindicato dos Bancários no Maranhão seguiu o exemplo da maioria dos sindicatos no país e resolveu encerrar a greve após a Federação Nacional dos Bancos, Fenaban, anunciar a proposta de reajuste de 10%.
A categoria pediu 16% e havia rejeitado propostas de 5,5%, 7,5% e 8,75%. Apesar do retorno às atividades, os bancários informaram que vão continuar mobilizados por outras reivindicações que sequer foram discutidas pela Fenaban.
O movimento nas agências de Imperatriz foi considerável após o fim da greve, mas não chegou  a provocar tumultos, como muitos imaginavam. “Está cheio, demorado como é, mas pensei que estaria pior. Minha senha é a 57 e no painel agora é que está na 21. Já estou há 16 minutos. Ficarei mais de 30 com certeza, mas em dias considerados ‘normais’ também é assim”, denuncia o office boy Rafael Alencar em uma das agências do Centro, que, aliás, foram as mais procurados no dia de ontem. (Hemerson Pinto)