Agente Fluvial Hilquias com pescadores na Serra Quebrada

Willian Marinho

Preocupada com a segurança na navegação nos rios Tocantins e Araguaia, a Agência Fluvial da Capitania dos Portos em Imperatriz vem promovendo iniciativas visando instruir e promover a habilitação dos condutores de embarcações, sejam pescadores artesanais, públicos ou profissionais. A informação foi dada pelo agente fluvial Capitão Tenente Hilquias Augusto Santiago ao participar sábado de reunião com um grupo de pescadores artesanais das localidades Serra Quebrada e Setor Agrícola.
Segundo o oficial, que esteve no local acompanhado de oficiais da Agência e atendeu convite formulado pelo jornalista Willian Marinho, “o interesse da Marinha é habilitar os pescadores em questão e todos aqueles que, de alguma forma, fazem uso das águas dos rios de nossa jurisdição”, frisou.
De acordo com a palestra ministrada nessa comunidade no sábado à tarde, ele se colocou à disposição para atender. “Estamos à disposição para atendê-los, preferencialmente em um dos dias de final de semana, no mês de abril, cabendo a essa comunidade prover as documentações necessárias à realização do exame de Arrais Amador para cada candidato”.
Hilquias Augusto revelou ainda que, de novembro do ano passado a março deste ano, já promoveu curso e provas de habilitação (arraia amadora e profissional) nove vezes e em diferentes municípios. “Pretendemos desta forma atingir o maior número possível de pessoas, sejam condutores de lazer, profissionais e amadores. Agindo desta forma, evitaremos situações de riscos, acidentes e notificações, pois cada um deles saberá de sua responsabilidade ao navegar nos rios”, disse.
Na semana passada, instrutores estiveram em Estreito e Porto Franco promovendo testes e aos aprovados concedendo a carteira de habilitação náutica. “É importante destacar que esta carteira tem validade em todo o território nacional”.
Os interessados em se habilitar para dirigir embarcações deverão apresentar cópias dos documentos pessoais, do comprovante de residência, taxa de R$ 40,00 paga por GRU, requerimento assinado pelo interessado (retirar no site da DPC: www.dpc.mar.mil.br) e atestado médico comprovando boa saúde.
Marinho informou na oportunidade que após a habilitação, que deverá ocorrer neste mês de abril, o passo seguinte será a regularização perante o Sindicato dos Pescadores de Imperatriz, antiga Colônia Z-29. Entendimentos neste sentido foram iniciados junto ao presidente, Salomão Santana, que se colocou à disposição e estará reunido com os interessados na próxima semana. “Assim, estaremos colaborando para que os pescadores, hoje sem direito algum, possam ao mesmo tempo em que estão sendo habilitados a conduzir suas pequenas embarcações, também ganhar a proteção do sindicato de classe”, afirmou o jornalista.