O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, participou na manhã dessa quarta-feira (4), do V Curso de Certificação Fitossanitária, que será encerrado nesta quinta-feira, em Imperatriz. O treinamento, realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Sagrima, objetiva a melhoria do controle do trânsito de produtos de origem vegetal no Maranhão.
Participam do treinamento profissionais do setor público e da iniciativa privada que estão recebendo orientações acerca da modernização e adequação do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Maranhão, visando garantir a sanidade dos vegetais e a preservação do meio ambiente.
Estão sendo habilitados engenheiros agrônomos e engenheiros florestais para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidada (CFOC). Esses documentos controlam o trânsito de produtos de origem vegetal, conforme determina a Instrução Normativa N° 55, de 4 de Dezembro de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que esse treinamento faz parte das ações do convênio firmado entre a Aged e o Mapa para o fortalecimento das ações de defesa sanitária vegetal. “Também faz parte destas ações a distribuição de 15 carros e sete motos que serão entregues pela governadora Roseana Sarney, na próxima segunda-feira (9), no Palácio dos Leões”, informou o secretário da Sagrima.
Durante o curso, que tem uma carga horária de 20 horas, os profissionais estão conhecendo mais sobre a Mosca Negra dos Citros; Cancro cítrico; Mosca da carambola; Sigatoka Negra e Moko da Bananeira.
Na abertura do curso, realizada na última terça-feira (03.12), o engenheiro agrônomo Airton Rigueira Bezerra, do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), orientou os participantes sobre as Normas sobre Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidada (CFOC); Preenchimento dos formulários; Legislação; Importância da Defesa Sanitária Vegetal em Relação ao Comércio Internacional de Vegetais; Pragas Quarentenárias e não Quarentenárias Regulamentadas, Pragas Específicas e Noções sobre Áreas Livres de Pragas.
Nesta quinta-feira (5), fará parte do encerramento da programação, a apresentação do fiscal agropecuário e coordenador de Defesa Vegetal da Aged, Roberval Raposo Júnior, que falará sobre o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para a praga Sigatoka Negra no Maranhão.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14872
Comentários