O feriado de Páscoa vai intensificar o movimento de passageiros no Aeroporto de Imperatriz/Prefeito Renato Moreira (MA), com a previsão de 14% no aumento do fluxo entre os dias 18 e 22 de abril, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2018 passaram pelo terminal 3.136 pessoas, enquanto, para 2019, a estimativa é de 3.575 viajantes. A demanda de aeronaves também será maior, passando de 57 para 65 pousos de decolagens, na comparação. 

Para o superintendente do Aeroporto de Imperatriz, Manoel de Brito, o terminal já vem registrando um aumento contínuo de passageiros desde o início do ano. "As pessoas estão viajando mais, possivelmente pelo cenário positivo da economia, o que vem favorecendo o consumo". A avaliação se dá a partir da vocação turística da região, já que a localização do Aeroporto de Imperatriz é favorável para atender também a destinos próximos, como o Parque Nacional da Chapada das Mesas, em Carolina (MA). 
Para garantir a segurança e o bem-estar dos viajantes, a Infraero adota uma série de medidas preventivas em períodos de maiores movimentações em seus terminais. Entre elas estão o reforço do quadro de limpeza, intensificação do monitoramento de equipamentos como esteiras de bagagens, bem como das equipes de segurança, operações e manutenção.  
Com capacidade para receber 2,1 milhões de passageiros por ano, foram registrados em 2018, mais de 280 mil viajantes, entre operações de embarque e desembarque. Atualmente, o terminal opera de segunda a sábado das 00h às 18h e domingo das 01h às 19h, conta com quatro voos diários, além de conexões, das companhias Azul e Latam, que interligam Imperatriz a São Luís (MA), Guarulhos (SP) e Brasília (DF). 

Rede Infraero 

Nos demais aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares, a estimativa também é de crescimento neste feriado de Páscoa. Entre os dias 18 e 22/4, os 46 terminais da Rede devem receber 1,05 milhão de passageiros. A alta registrada é 2% superior à movimentação registrada em 2018, quando 1,03 milhão de viajantes foram transportados no período de 29/3 a 2/4. Já o fluxo de aeronaves deve ser de aproximadamente 8,8 mil pousos e decolagens. Os dias de maior movimento serão quinta-feira (18/4), com 264.359 passageiros, e a segunda-feira (22/4), quando são esperados 240.298 viajantes. 

Guia do Passageiro 

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área, podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior.  (FONTE: Infraero)