Os advogados maranhenses e imperatrizenses elegem nesta sexta-feira, 23, as diretorias da Seccional do Maranhão e da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cujo pleito tem início às 8h, na sede da OAB-Maranhão, em São Luís, situada no bairro do Calhau, e da Subseção de Imperatriz, localizada na Rua Simplício Moreira, Centro (proximidades do Fórum Ministro Henrique de La Rocque).
Para a presidência da OAB-MA concorrem duas chapas, uma encabeçada por Roberto Feitosa, "A Ordem é o Advogado", e outra por Mário Macieira, a "Avançar Sempre Mais".
Os dois candidatos já estiveram apresentando suas propostas de trabalhos para os advogados de Imperatriz, durante visitas que fizeram recentemente na região.
Para os advogados, hoje é um dia importante, pois eles escolherão a nova diretoria da entidade que os representam, inclusive com representantes de Imperatriz e municípios vizinhos, o que nunca havia ocorrido antes, em 80 anos de existência de OAB-MA.
Na chapa liderada pelo Dr. Roberto Feitosa, o candidato a vice-presidente da OAB-MA é o advogado Adailton Lima, ex-presidente da Subseção da Ordem em Imperatriz, com vários anos de atuação na área do Direito. O candidato a secretário-geral-adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) é o Dr. Antônio Torres, também de Imperatriz. Para o Conselho Federal da Ordem, concorre o Dr. Agenor Dourado, ex-presidente da Subseção Local da OAB-MA, professor em Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Outros 7 conselheiros estaduais são de Imperatriz e municípios vizinhos, numa efetiva demonstração de reconhecimento à importância do trabalho realizado pelos advogados que atuam na região tocantina.
Mário Macieira destaca querer continuar o trabalho que vem sendo feito e intensificar a defesa das propostas das seguintes ações: ampliação, reestruturação e interiorização da Comissão de Prerrogativas; criação da Procuradoria Jurídica da OAB, para defesa judicial e administrativa das prerrogativas; implantação do Banco de Dados de Violação de Prerrogativas, entre outras.
Já Roberto Feitosa, por exemplo, informa que vai voltar sua atenção para a implantação de uma Procuradoria de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, com a contratação de profissionais por seleção pública; realização de eleição direta para a escolha dos integrantes da Quinta Constitucional, garantindo a participação, na lista sêxtupla, de candidato eleito por todos os advogados; firmeza na cobrança de uma prestação jurisdicional eficiente e que garanta mais celeridade aos processos, resultando em mais honorários para os advogados.
Os dois candidatos anunciam tempos novos, alvissareiros, promissores e, sobretudo, de inovações na Seccional Maranhense da OAB. Nos últimos dias, eles percorreram escritórios, fóruns, entre outros locais, conversando com colegas, mostrando aquilo que desejam colocar em prática numa eventual vitória.
Agora em 2012, verificou-se, em nível de OAB-MA, um dos pleitos mais movimentados e disputados. Em Imperatriz, foi o que se pôde constatar, com carros e escritórios com material institucional sobre as duas candidaturas à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Tanto Mário Macieira quanto Roberto Feitosa foram às ruas e mostraram as suas plataformas de ações.
Imperatriz - Em Imperatriz, disputam a presidência da Subseção da OAB-MA os advogados Malaquias Neves e Charles Miguez. Eles também estiveram movimentando suas campanhas nos últimos dias.
Hoje, portanto, um dia decisivo para os destinos da Seccional Maranhense e da Subseção de Imperatriz da Ordem dos Advogados do Brasil.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14561
Comentários