O vereador professor Adonilson(PCdoB) foi o escolhido para falar em nome dos vereadores na Homenagem  à Mulher realizada pela Câmara Municipal de Imperatriz. A Sessão foi presidida pelas  vereadoras da casa,  Fátima Avelino, Caetana Frazão e Terezinha Soares  exatamente no dia em que se comemorou  os 40 anos de uma mulher eleita presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Alvina Vieira Fortaleza. A data vai se tornar parte integrante do calendário de comemorações da Câmara por meio de um projeto de lei  que criou o Troféu Alvina  Vieira Fortaleza. 
Durante a programação  foram homenageadas com a honraria  21 mulheres da sociedade imperatrizense por destaque em suas áreas de atuações como líderes comunitárias, professoras pioneiras na cidade,  militares das forças armadas, Corpo de Bombeiros e polícia militar do Estado, entre outras funções. 
A irmã Neves, Diretora da Escola Santa Terezinha foi a mulher homenageada pelo vereador Adonilson que destacou a trajetória dedicada aos estudos, a religiosidade e ao trabalho valoroso na Educação.  Em discurso irmã Neves agradeceu a homenagem em nome do trabalho das educadoras “com o princípio de libertação da juventude e das crianças”, frisou irmã Neves acrescentando que homens e mulheres devem trabalhar juntos para combater qualquer tipo de escravidão e violência.  
Em discurso representando os 21 vereadores, o professor Adonilsonabordou a data como importante para o Brasil, para o mundo inteiro, para as  relações de gênero e para a humanidade. “Nesta data colocamos a idéia central do que estamos sentindo, demonstramos aquilo que nós lutamos, aquilo nós almejamos que é a conscientização coletiva  das pessoas e a luta pelo reconhecimento da igualdade de gênero no país”, disse o vereador.

Homenageada
Irmã Maria das Neves Martins Franco, nasceu em 07 de agosto de 1955, em Sítio Novo-MA. Estudou o Primeiro.Antes de entrar no Convento engajou-se na Pastoral Juvenil e Social como militante do MDB. Fez o Curso de Espiritualidade Franciscana em Petrópolis-RJ. Trabalhou na missão da Diocese de Grajaú, com Frei Alberto Beretta. Entrou na Congregacão das Irmãs Missionárias Capuchinhas em 1980, trabalhando como missionária em Fortaleza, Camocim-CE. Na missão Educativa trabalhou em Caxias, Codó e Abaetetuba. Em São Luís assumiu a formação no Noviciado, como Mestra de Noviças, depois trabalhou numa escolinha dedicada à alfabetização de crianças carentes e como Superiora da Província São Francisco de Assis. Chegou a Imperatriz em dezembro de 2006 para assumir o cargo de diretora da Escola Santa Teresinha, missão que exerce até os dias atuais.