Amigos e admiradores do ex-governador Jackson Lago marcaram presença na noite da última quinta-feira (26), no auditório "Vito Milesi", na Academia Imperatrizense de Letras (AIL), para prestigiar o lançamento do livro Jackson Lago - O Legado, que conta a trajetória do político que marcou história no estado do Maranhão. Dr. Jackson, como era conhecido, foi governador do estado no período de 2007 a 2009.
Ao se pronunciar, o prefeito Sebastião Madeira afirmou que Jackson Lago foi o político que até hoje soube introduzir na sensibilidade, na alma e que mais se identificou com o povo de Imperatriz. "Em contrapartida, a maior demonstração de carinho que esta cidade fez a um político foi quando na carreata da vitória, após o pleito de 2008", lembra Madeira.
O gestor imperatrizense lembrou ter ouvido do próprio Jackson Lago ter sido a maior demonstração de carinho que recebera durante toda sua trajetória política, como deputado, prefeito e governador. "Ele foi um exemplo de ética, de dignidade, de compromisso com o povo do Maranhão", emendou Madeira.
De acordo com Sebastião Madeira, mesmo quando governador do Estado, Jackson Lago se apresentava como um homem comum. Contou aos presentes que ele ficou durante três dias em uma conferência que se realizava em João Lisboa. "E quando o prefeito Emiliano Menezes destacou uma mesa para as autoridades, ele mandou que a desfizesse e foi para a fila junto ao povo".
Para o prefeito de Imperatriz, a participação de Jackson Lago na vida política e administrativa vai nortear a política estadual por muito tempo. "Ele é um patrimônio de nossa geração", afirmou Madeira, parabenizando a viúva Clay Lago "e todos os abnegados do Instituto Jackson Lago, que vem realizando um trabalho cultural, político e educacional por todo o estado do Maranhão".
Na opinião de Madeira, o livro imortaliza Jackson, que foi um exemplo para todos os bons políticos, citando o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, o qual, segundo Sebastião Madeira, foi também um exemplo de administrador e um dos seguidores de Jackson. "Ele amou tanto Imperatriz que num final de ano deixou os familiares para passar a virada do ano com o povo de Imperatriz", concluiu Madeira.

O livro e autores
De acordo com o jornalista e advogado Josemar Pinheiro, um dos autores, o livro Jackson Lago - O Legado conta a participação de vários companheiros que o auxiliaram quando Jackson foi prefeito de São Luís e governador do Maranhão. A capa o mostra despachando no Palácio, enquanto a contracapa destaca Jackson deixando o governo após ser destituído pelo TSE.
O autor informou às pessoas presentes que o livro foi dividido em seis partes: a primeira é de autoria do próprio Jackson; a segunda é uma síntese biográfica, por Léo Costa, e a terceira são as Análises, de Palhano e Aziz. "As três últimas são mensagens do governo que ele enviou para a Assembleia Legislativa do Estado e a última "Carta aos Maranhenses".
Nestas cartas, de acordo com Josemar Pinheiro, o ex-governador destaca sua disposição de continuar lutando e concorreu de novo na eleição de 2010, não obtendo êxito. Como marca, a obra destaca a democratização, a descentralização e a regionalização por meio do desenvolvimento nas diversas regiões do Maranhão. "Esse livro tem sentido político, histórico e social", define Pinheiro.
Antes de autografar os livros, a viúva Clay Lago disse do seu orgulho de andar por todo o estado do Maranhão e poder sentir o carinho que as pessoas têm por Jackson Lago. "Ele era um homem que até mesmo seus adversários políticos o respeitam, mesmo depois de morto", disse a médica Clay Lago, agradecendo a presença dos amigos e correligionários do ex-governador.
Presenças - Compareceram ao evento, além do prefeito Sebastião Madeira, o vice-prefeito Pastor Luiz Carlos Porto, que foi vice de Jackson; as deputadas estaduais Valéria Macedo e Eliziane Gama; o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, seus ex-auxiliares Eurídice Vidigal, Fernando Antunes e Mara La Rocque. Os acadêmicos Agostinho Noleto, Itaerço Bezerra, Maria Helena Ventura e Domingos Cezar, este último representando a presidenta Edna Ventura.
Também compareceram os secretários municipais Daniel Souza (Regularização Fundiária), Sabino Costa (Desenvolvimento Econômico), Cândido Madeira (Controlador-Geral), Gilson Ramalho (Procurador-Geral), Zesiel Ribeiro (Educação), Hudson Nascimento (chefe de Gabinete), Elson Araújo (Comunicação) e Richard Caldas Sebba (diretor-executivo da Sepluma). (Domingos Cezar/ASCOM)