Centenas de pessoas foram se despedir do festejado e respeitado radialista

Domingos Cezar

Centenas de pessoas compareceram ao prédio da Câmara Municipal de Imperatriz para levar seu último adeus ao jornalista, radialista e apresentar de TV Aldeman Costa, que faleceu na tarde da última segunda-feira (6) no quarto de um hotel situado no centro de Amarante do Maranhão, onde Aldeman se encontrava a serviço.
Quando as emissoras de rádio e televisão começaram a noticiar o falecimento de Aldeman Costa, muita gente seguiu no início da noite para a Câmara Municipal, aonde se imaginava que seu corpo fosse velado, uma vez que o jornalista/radialista atuava como Assessor de Imprensa do Poder Legislativo Municipal.
O corpo só chegou a Imperatriz no início da madrugada de terça-feira (7) e foi recebido por dezenas de pessoas que o esperavam. Na manhã de terça-feira, era grande a movimentação de colegas da imprensa, de políticos, empresários, de gente do povo, fãs do radialista que encantava a todos com seu programa festivo, no qual adotara o conhecido bordão “Cumpade Deman, oi pu tempo homi”.
No velório todos tinham uma história para contar do mais antigo locutor de rádio de Imperatriz e região. Boêmio convicto, líder estudantil, tudo isso surgia na cabeça de cada pessoa uma “passagem” da vida de Aldeman. O vereador Luis Gonçalves da Costa, o Pastor Luis Gonçalves, contemporâneo do Ginásio Bernardo Sayão, contava as “estripulias” do jovem líder estudantil Aldeman Costa.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Miranda, a morte de Aldeman Costa se constituiu numa grande perda para o Poder Legislativo, “uma vez que ele realizava um excelente trabalho à frente da Assessoria de Comunicação”. Os colegas jornalistas e radialistas também lamentaram a morte do colega, que para muitos foi um exemplo de profissionalismo na área da comunicação.
Por volta das 16h, o cortejo saiu da Câmara Municipal com destino à Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila para a celebração eucarística. Após o ato religioso, o corpo seguiu em cortejo para o Cemitério Campo da Saudade, onde foi recebido por centenas de pessoas que o esperavam, as quais vieram somar com outras centenas que o acompanharam desde a Câmara Municipal até sua última morada.
Antes que o corpo de Aldeman Costa baixasse à sepultura, o funcionário público municipal Rui Miranda o saudou em nome do Legislativo Municipal e de seus colegas, uma vez que Miranda é um dos mais antigos servidores da Câmara Municipal. Rui Miranda lembrou os bons exemplos, a dignidade, a ética, que sempre primaram na vida do consagrado homem da comunicação regional.
Acompanhadas pela esposa Lica Costa e os filhos, todas as pessoas que compareceram ao Cemitério Campo da Saudade rezaram um fervoroso Pai Nosso e aplaudiram efusivamente quando o corpo baixou à sepultura. Os colegas de profissão, a uma só voz, bradaram: “Adeus, Cumpade Deman”.