O historiador e jornalista imperatrizense Adalberto Franklin tomou posse, na noite da última quinta-feira, 22, na cadeira 16 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), como membro efetivo. A solenidade aconteceu no auditório do Palácio Cristo Rei, praça Gonçalves Dias, em São Luís, e contou com a presença de membros do Instituto e convidados.
A solenidade foi presidida pelo vice-presidente do IHGM, historiador Euges Lima, diante de impossibilidade da presidenta, Telma Bonifácio. Estiveram no evento o vice-governador do Estado, historiador Washington Oliveira, o deputado estadual Bira do Pindaré; o jornalista Luís Henrique Silva, representante do deputado estadual Zé Carlos.
O discurso de recepção ao historiador imperatrizense foi feito pelo ex-vice-presidente do IHGM, Leopoldo Gil Dúlcio Vaz, que na década de 1970 foi estagiário do Projeto Rondon em Imperatriz, onde permaneceu para implantar a Educação Física na rede municipal de ensino e os primeiros jogos escolares de Imperatriz. Cumprindo o rito da posse, Adalberto Franklin fez o discurso de homenagem ao patrono da cadeira 16, Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres, autor da "Poranbuba maranhense", uma das mais importantes obras da história do Maranhão, escrita no começo do século XIX, após o recebimento do diploma de sócio efetivo e da medalha distintiva do Instituto.
Duas outras homenagens - Na próxima quinta-feira, dia 29, por ocasião da comemoração do bicentenário de nascimento do jornalista, historiador e editor maranhense João Francisco Lisboa, Adalberto Franklin será um dos homenageados pela Academia Maranhense de Letras, em São Luís, quando lhe será entregue a "Medalha João Francisco Lisboa".
Na última quarta-feira, 21, o plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a concessão do título de "Cidadão Maranhense" a Adalberto Franklin, em reconhecimento ao seu trabalho de editor literário, tendo publicado mais de 400 títulos pela Ética Editora, em grande parte obras relativas ao Maranhão. A indicação foi do deputado César Pires, ex-secretário de Educação do Estado. A solenidade de entrega desse título será realizada na Assembleia Legislativa, no próximo ano.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14563
Comentários