Com o objetivo de organizar e fixar responsabilidades relativas à cavalgada de abertura da 45ª Expoimp (Exposição Agropecuária de Imperatriz), foi celebrado, na terça-feira, 11, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo Ministério Público do Maranhão, Ministério Público Federal e Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). O acordo foi assinado na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz.
Assinaram o TAC o titular da 2ª Promotoria Especializada na Defesa do Cidadão da Comarca de Imperatriz, Sandro Pofahl Bíscaro; os procuradores da república Paulo Sérgio Ferreira Filho e Herbeth Reis Mesquita; e o presidente do Sinrural, Sabino Siqueira Costa. O secretário municipal de Trânsito de Imperatriz, José Ribamar Alves Soares, e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Anísio Almeida Neto, também participaram das negociações.

Deliberações
Pelo acordo, o Sinrural se compromete a apresentar o plano de execução, com antecedência mínima de sete dias, em relação à data de realização do evento – 6 de julho. O plano deve ser elaborado, obrigatoriamente, por um engenheiro de tráfego e ser aprovado pela PRF e pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte do Município (Setran).
Cabe, ainda, ao Sinrural disponibilizar ambulâncias e banheiros móveis em pontos estratégicos do percurso, além de postos fixos de atendimento médico. No mesmo sentido, o sindicato se comprometeu a distribuir três mil sacolas plásticas aos condutores de tração animal, a fim de evitar o acúmulo de lixo nas vias.

Trajeto
A cavalgada será iniciada na Praça da Cultura, com saída da Rua Coronel Manoel Bandeira seguindo até a Ponte do Cacau, na BR-010, com a chegada ao Parque de Exposições às 14h. Serão interditados os pontos de encontro da Avenida Getúlio Vargas e Rua Leôncio Pires Dourado com a BR-010, juntamente com a rotatória da BR-010 que dá acesso à Ponte Dom Affonso Felipe Gregory. A proposta é evitar os transtornos no trânsito ocorridos nas edições anteriores da cavalgada.
Em caso de descumprimento do TAC, será aplicada multa de R$ 10 mil, por cláusula violada. (Rebeca Avelar / CCOM-MPMA)