Mulheres da zona rural de Imperatriz assistiram, na manhã de terça-feira (21), a uma palestra sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Oncoradium - Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer. O encontro aconteceu na Escola Municipal Afonso Pena, no povoado 1700.
Esta é mais uma etapa do Outubro Rosa, campanha que reforça a importância da realização do autoexame e da mamografia. O cirurgião oncológico Gumercindo Filho falou sobre os fatores de risco que causam o câncer de mama, como tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo. “É preciso adotar medidas para se obter uma melhor qualidade de vida, além de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce desta doença”, afirma.
Durante a palestra, cerca de 50 mulheres receberam o laço rosa, símbolo mundial do enfrentamento ao câncer de mama, além de material educativo. Também estiveram presentes no evento a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Conceição Formiga, e a coordenadora do Programa Municipal de Saúde para Mulher, Graça Dantas.
“Esperamos que a discussão sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama se popularize. As ações do Outubro Rosa ajudam a difundir o conhecimento para locais menos centralizados”, finaliza Dr. Gumercindo Filho.
Programação – Outras palestras e ações relacionadas ao Outubro Rosa serão desenvolvidas ao longo do mês. Médicos da Oncoradium colaboram com ciclo de palestras sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Confira a agenda desta semana:
• 23/10 (quinta-feira)/às 19h/Unisulma - Médicos da Oncoradium participam de mesa redonda com a participação da comunidade acadêmica
• 24/10 (sexta-feira)/às 7h/Unidade Básica de Saúde do Parque Alvorada - Palestra com a Dra. Germana Zélia
• 25/10 (sábado)/às 7h/Caminhada e Pedalada Outubro Rosa - Saída da Praça Brasil
Publicado em Cidade na Edição Nº 15138
Comentários