O alcance da meta do Governo do Maranhão, por meio do projeto Cuidando do Futuro, de redução da mortalidade infantil em 10% ao ano em 17 municípios foi anunciado pela Secretária de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira (27), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. A solenidade de divulgação dos dados contou com a presença do vice-governador Washington Luiz; do secretário de Saúde, Ricardo Murad; da secretária-adjunta de Atenção Primária em Saúde e coordenadora do Projeto Cuidando do Futuro, Cristina Loyola; além de gestores municipais e profissionais da área de saúde.
“Temos que expandir este projeto Cuidando do Futuro, que tem dado certo no estado. Neste sentido, buscamos mobilizar diversos segmentos, a sociedade organizada, a fim de melhorar a qualidade de vida do maranhense desde a hora do nascimento”, afirmou o vice-governador Washington Luiz Oliveira.
O Cuidando do Futuro foi idealizado pela secretaria-adjunta de Atenção Primária em Saúde da SES. No balanço da ação, desenvolvida desde dezembro de 2009 em 17 municípios, foram atendidas 27.191 gestantes; assistidas 291.266 famílias; distribuídas 3.567 enxovais e, o mais importante, salvos 390 bebês.
O projeto inovou na assistência à gestante com a criação de personagens como os Anjos da Guarda, que auxiliam a grávida no período de pré-natal. No balanço apresentado, ficou constatado o mapeamento de sete mil pontos de luz (voluntários), sendo 34 Anjos da Guarda, 170 cuidadores e de sete mil cuidadores em saúde. O objetivo, segundo adiantou Cristina Loyola, é aumentar o número de cuidadores em saúde, que contribuem com auxílio no trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias.
“Apresentamos o balanço deste projeto especial da governadora Roseana Sarney, que vai continuar nos demais municípios. Para nós, é uma alegria ver que o projeto está dando certo, pois ele tem por base ações simples e eficazes”, completou Cristina Loyola.
Para o secretário de Saúde, Ricardo Murad, o projeto Cuidando do Futuro integra um novo sistema de saúde que está sendo desenvolvido com os municípios. “Trata-se de um processo de regionalização que estamos implantando e que, obrigatoriamente, terão de ofertar o que ficou determinado. As principais preocupações do Cuidando do Futuro estão inseridas neste perfil mínimo obrigatório, um pacto, ou seja, todos os 217 municipais implantarão este projeto para que a população receba esses benefícios”.
Os municípios assistidos pelo projeto Cuidando do Futuro são Santa Inês, Timon, Vargem Grande, Buriti de Inácia Vaz, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Presidente Dutra, Codó, Paço do Lumiar, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Coelho Neto, Santa Luzia, São José de Ribamar e Bacabal. “Foram vários os benefícios trazidos pelo projeto, além da redução do índice de mortalidade. Isso graças ao pacto que assumimos com o Governo do Maranhão”, disse o secretário de Saúde de Santa Luzia, Antônio Alerimar Lima, que participou do evento. (Marcelo Sirkis)
NÚMEROS DO PROJETO
- 3.468 kits umbiguinho
- 170 algibeiras implantadas em Unidades Básicas de Saúde;
- 5 oficinas de escalda-pés para puérperas;
- 17 grupos de Amigos do Hospital;
- 16 maternidades aceitando a Lei do Acompanhante;
- 176 treinamentos sobre o uso seguro do PTA;
- 15 treinamentos para Anjos da Guarda em São Luís;
- 2 cursos de partograma;
- 10 treinamentos de Assistência em Enfermagem;
- 145 sobre Cuidados com o Recém-Nascido;
- 148 treinamentos como Educador Social ;
- 9 encontros para formação dos 40 treinamentos de acompanhante para o part
Comentários