A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Imperatriz lotou o auditório do Sest/Senat nessa segunda-feira (21). Estavam presentes o prefeito Sebastião Sebastião Madeira, o deputado Léo Cunha, os secretários municipais de Trânsito, José Ribamar Alves, e da Regularização Fundiária, Daniel Souza, o diretor das promotorias de justiça, Alessandro Brandão, a vereadora Caetana Frazão, os comandantes do 3º BPM, Markus Lima, e do 3º GBM, Wilni Barbosa; do inspetor chefe da 4ª DPRF, Silva Neto, e do presidente dos mototaxistas de Imperatriz, Francisco Alencar, bem como a comunidade em geral.
De acordo com José Ribamar, as ações da Semana de Trânsito - que envolverá os motociclistas, prevê distribuição de panfletos, cartazes e faixas sobre os cuidados no trânsito - estão voltadas para prevenção de acidentes, afirma também que a ação local segue as diretrizes do evento nacional e tem como foco conscientizar a população. "Estamos desenvolvendo um trabalho assertivo que já tem proporcionado reflexos positivos na segurança do trânsito de nossa cidade, o que tem feito o índice de acidentes ter sido reduzido significativamente. Entretanto, nós queremos muito mais". E acrescenta: "Neste evento a população vai encontrar uma gama de conhecimento sobre medidas preventivas, sobretudo de conscientização".
São parceiros na organização do evento o Cetran (Conselho Estadual de Detran-MA) e o Detran-MA (Departamento Estadual de Trânsito), SEST-SENAT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Cerest, Polícia Militar, o Ministério Público do Maranhão, Imperial Shopping, universidades e escolas públicas das redes estadual e municipal.
Durante a abertura do evento, o prefeito Madeira pontuou sobre a relevância da ação para conscientizar a população. "Infelizmente, acidente de trânsito é a terceira maior causa de morte no Brasil. Portanto, sem sombra de dúvida, trabalhos de conscientização como esse ajudam a reverter esse cenário crítico". E faz um alerta: "Que esta semana sirva de alerta e de conscientização para que nós respeitemos a nossa vida e a vida dos outros".
Sobre o trabalho contínuo da prefeitura para prevenir acidentes na cidade, Ribamar ressalta que um dos principais objetivos das ações da gestão em relação ao trânsito é reduzir o índice de acidentes. Segundo ele, serviços como reforço na sinalização vertical e horizontal, instalação de novos semáforos nas vias que têm grande fluxo diário de veículos, mudanças nos estacionamentos de ruas e avenidas, entre outras ações, fazem parte do foco da SETRAN, entretanto ele considera atividades educativas um instrumento extremante importante para ajudar a conscientizar a população para os problemas que as imprudências no trânsito podem causar, sobretudo as formas de evitá-las. (Eva Fernandes / ASCOM)
Comentários