Quando o prefeito Sebastião Madeira escolheu o empresário José Fernandes Dantas para ser o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), ele tinha certeza que entregava esta importante pasta para uma pessoa que saberia corresponder suas expectativas. Isso porque José Fernandes é um homem do campo e, por essa razão, possui larga experiência com a agricultura, notadamente a agricultura familiar.
Ao formar sua equipe, o secretário se acercou de técnicos de comprovada capacidade e desde então passou a realizar ações jamais realizadas na zona rural do município. Pela primeira vez, os moradores do campo sentiram-se prestigiados pelo secretário e, principalmente, pelo prefeito Sebastião Madeira, que estendeu ações para a zona rural, não apenas na área da agricultura, mas também da infraestrutura, da educação, da saúde, do social, através de vários programas.
Neste período de 2 anos e 7 meses, a Secretaria de Agricultura tem sido uma das mais ativas desta administração, razão porque vem recebendo o reconhecimento de agricultores, de acadêmicos da área e até de doutores, como é o caso do professor doutor Humberto Miranda, da Universidade de Campinas (SP), que esteve em Imperatriz, em julho passado, realizando uma pesquisa de campo, motivada pela atual realidade econômica que ora vive o município de Imperatriz.
O trabalho de José Fernandes Dantas também foi reconhecido pela direção e acadêmicos da Universidade do Sul do Maranhão (UNISULMA), que no início de julho passado outorgou e entregou ao secretário o prêmio “Universidade em tempo de oportunidades”. Na ocasião, os acadêmicos da citada universidade elogiaram os esforços da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção pela constante busca da melhoria de vida dos pequenos produtores.
A SEAAP tem sido elogiada por várias ações, como a instalação dos quatro Programas de Aquisição de Alimentos (PAAs), Crédito Fundiário e Garantia Safra. Porém, não têm sido apenas essas ações que têm garantido assistência aos produtores rurais, com o consequente aumento da produção agrícola no município. Comunidades como o Olho D’Água, na Estrada do Arroz, que há dezenas de anos não tinha água potável, agora recebeu um poço artesiano que abastece a população.
Durante a administração do prefeito Sebastião Madeira, a SEAAP distribuiu toneladas de sementes de arroz, feijão e outras, as quais foram distribuídas gratuitamente aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar. Eles receberam também tratores em suas comunidades, cujo equipamento realizou a devida aragem da terra. Tudo isso com o acompanhamento de técnicos da SEAAP, os quais orientavam os agricultores no sentido de melhorar sua produção.
As comunidades interioranas também estão servidas com estradas vicinais propícias para o transporte da produção agrícola, até mesmo de regiões nunca anteriormente alcançadas. “Nós nunca havíamos recebido a visita de um secretário da prefeitura de Imperatriz e nem ajuda, mas o seu Zé Fernandes tem ajudado e visitado nossa comunidade, que agora se sente assistida”, disse o agricultor Antonio Pereira da Silva, da comunidade Viraçãozinha, situada às margens do rio Tocantins, próxima à divisa com o município de Cidelândia. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14181
Ações da Secretaria da Agricultura são reconhecidas por agricultores e acadêmicos
Distribuição de sementes e assistência técnica aos produtores e efetiva presença no campo marcam ações da SEAAP
Comentários