Empresários fazem reivindicação e reúnem-se com o INMEQ

Na última terça, 17, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) reuniu-se com representantes do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ) para tratar de questões referentes ao trabalho de aferição e lacre do tacógrafo. A ACII reivindica o credenciamento de uma empresa de Imperatriz para realização desse trabalho. Na reunião estiveram presentes o vice-presidente da ACII, José Almir de Souza, o secretário da ACII, Euvaldo Lopes de Sousa, o diretor Euclides Viêra e o deputado estadual Léo Cunha.

O tacógrafo é um dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade. O instrumento utiliza um disco de papel carbonado para registrar as informações. O instrumento é obrigatório em caminhões e outros veículos de transporte de mercadorias.
No Maranhão o órgão que regulamenta e fiscaliza o instrumento é o INMEQ, que é delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Em Imperatriz, que conta com uma unidade do INMEQ, a aferição e lacre é realizada por uma empresa credenciada de São Luís. A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz reivindica, diante das reclamações de empresários locais, o credenciamento de uma empresa no município.
Para Euvaldo Lopes de Sousa, secretário da ACII, o credenciamento de uma empresa local diminuiria os custos e traria benefícios e ganho de produtividade para os empresários de Imperatriz. “Reivindicamos uma empresa local que monitore todo esse processo, de lacramento e aferição. Acreditamos que dessa forma seria mais prático e tornaria mais barato o custo operacional. Na reunião estivemos com proprietários e gerente de empresas que afirmaram que hoje realizam esse trabalho em Marabá-PA devido à distância. Isso demonstra que Imperatriz perde em arrecadação e produtividade dos empresários”, afirma.
Diante da solicitação do empresariado local, o representante do INMEQ em Imperatriz, presente na reunião, afirmou que iria verificar a situação,  repassando a reivindicação da ACII para a direção do órgão em São Luís.

Outras reivindicações:
Aproveitando a presença do deputado estadual Léo Cunha, foram apresentadas outras solicitações ao Governo do Estado, em questões relacionadas ao meio ambiente. O deputado afirmou que compartilha das ideias e reivindicações da ACII. “Hoje recebemos essas solicitações da Associação Comercial, entidade da qual somos parceiros e reconhecemos a importância em relação às questões aqui levantadas. Já são bandeiras de lutas nossas e com o apoio da ACII e toda a sociedade imperatrizense, vamos continuar lutando pelas questões ambientais de Imperatriz”, comenta. (Comunicação – ACII)