Jairo Almeida, Léo Cunha, Marcos Campos, Prefeito Madeiro, Maria Leônia, Antonio Lucena e Leonardo Leocádio

Raimundo Primeiro

O setor do turismo cresce exponencialmente em níveis estadual e regional e, como resultado do incontestável processo de desenvolvimento registrado pelo segmento ao longo dos últimos anos, durante a 15ª edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que será realizada entre 16 e 19 de setembro, no Centro de Convenções (CCI), localizado na rua Hermes da Fonseca, contará com o Espaço Turismo, especialmente criado com o objetivo de incrementar ainda mais os negócios das empresas que atuam no segmento, em suas diversas áreas de trabalho.
Na manhã de ontem (sexta-feira/7), com a presença de diretores da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), promotora da feira, prefeito Sebastião Madeira, deputado estadual Léo Cunha, secretário-adjunto de Estado do Turismo, Marcos Campos, secretário de Turismo de Carolina, Antonio Lucena Júnior, e do presidente da instituição, empresário Jairo Almeida dos Santos, foi oficialmente lançado o Espaço Turismo Fecoimp 2015.
Durante o evento, com a presença maciça da imprensa e de blogueiros imperatrizenses, foi repassada a informação que o Espaço Turismo Fecoimp 2015 tem por objetivo principal promover o fortalecimento do setor, sobretudo no que diz respeito ao turismo de negócios e eventos, que vem se revelando como segmento crescente em Imperatriz e nos municípios por ela polarizados, principalmente na Chapada das Mesas, na Região dos Serrados, capitaneada por Balsas.
A movimentação interna tem fortalecido significativamente os negócios da área turística na região tocantina. As perspectivas são de que o turismo tenha um crescimento da ordem de 6,7% agora em 2015, apesar do momento de recessão econômica por que passa o país.
Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, o setor faturou R$ 11,8 bilhões no ano passado. O valor representa avanço de 6,7 em relação a 2013. Os números são efetivamente promissores. Em 2014, aumentou para 1,9% o índice de viajantes, significando dizer que seis milhões de pessoas viajaram no Brasil durante o exercício passado.
Fomento - A organização da edição 2015 da Fecoimp ratifica que o Espaço Turismo significa passo primordial no tocante ao fomento das micro e pequenas empresas regionais do âmbito turístico, ao conseguir reunir expositores de relevantes setores, entre os quais os das agências de viagens, hotéis, locadoras de carros e companhias aéreas, bem como de entidades e organismos dos governos do Município e do Estado.
A propósito, vale destacar que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) coloca em prática uma campanha de sensibilização e preservação de Imperatriz. O trabalho é feito junto aos diversos segmentos da comunidade local. O presidente da ACII, Jairo Almeida dos Santos, reputa o Espaço Turismo como um projeto que em muito agregará valor à 15ª Fecoimp.
Diretores da ACII estiveram reunidos recentemente, em São Luís, com a secretária de Turismo do Estado, Delma Andrade, discutindo assuntos inerentes ao Espaço Turismo Fecoimp 2015. O governo do Maranhão vai promover, durante a feira, os destinos turísticos maranhenses.
Praia - A informação é que vai haver reprodução de uma praia, com 20 estandes, pontos para demonstração de produtos e restaurante dentro do Espaço Turismo, que constará de 45 metros quadrados. No local, serão difundidos os três polos prioritários definidos para este ano (2015) - Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses e Delta das Américas; São Luís e Alcântara.
Para Leonardo Leocádio, coordenador da Fecoimp, a iniciativa dará nova dinâmica à Fecoimp, reunindo os empresários de um dos setores que mais crescem no país: o turismo.