Raimundo Primeiro
Diretores da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), dos conselhos de Jovens Empresários (Conjove) e da Mulher Empresária (CME) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 7/02, com o secretário de Planejamento Urbano do Município (Seplu), Fidélis Rodrigues da Silva Uchoa, na sede da instituição, no Palácio do Comércio e Indústria (PCI).
O encontro tratou, principalmente, sobre o projeto de cobertura do Calçadão da Avenida Getúlio Vargas, maior centro comercial da região tocantina. Os empresários foram informados, na ocasião, que o Alvará Municipal para realização das obras já foi liberado pelo Governo Municipal.
Na reunião, ficou confirmado que ações de conscientização por parte da Prefeitura de Imperatriz serão iniciadas nessa sexta-feira, 8 de fevereiro, quando a gestão Assis Ramos estará falando para os camelôs do Calçadão sobre a importância da obra e o remanejamento dos mesmos para outro local, visando proporcionar-lhes conforto e melhores condições de trabalho.
Por sua vez, caberá a ACII promover campanhas de conscientização junto aos diversos setores da comunidade. O trabalho será colocado em prática por meio das redes sociais, esclarecendo a população sobre as obras.
A cobertura do Calçadão tem por objetivo proporcionar maior comodidade aos lojistas e consumidores, valorizando ainda mais aquele importante espaço comercial, considerado um dos principais cartões postais da cidade.
Diretor para Assuntos da Microempresa da ACII, o empresário Manoel Marcone Marques também falou sobre o projeto de cobertura do Calçadão. Segundo ele, Imperatriz não é mais uma cidade do interior, mas a "vice-capital do Maranhão". Portanto, tem de receber ações que estejam a sua altura, pois os resultados serão expressivos, com destaque para o aumento do número de turistas.
O presidente da ACII, Guilherme Maia Rocha, reafirma o projeto de cobertura do Calçadão como fator preponderante no que tange a melhoria do visual da área comercial de Imperatriz, resultando em avanços significativos, sobretudo em relação as vendas durante o período invernoso.
Associativismo - A ACII busca, primordialmente, fomentar o associativismo e fortalecer a economia imperatrizense, por meio de trabalho conjunto com diversos parceiros. Já conseguiu viabilizar importantes empreendimentos para a cidade, entre os quais o Centro de Convenções, onde são realizados exitosos eventos. A Feira do Comércio e Indústria (Fecoimp) é deles.
A reportagem saiu às ruas para ouvir as pessoas sobre o projeto de cobertura do Calçadão. Maioria dos entrevistados é favorável, ressaltando que as obras já deveriam ter sido iniciadas. "Olha, moro aqui há 20 anos, gosto muito da cidade, venho ao centro comercial constantemente. O local ficará transformado", garante a dona de casa Marta Freitas, 40, residente da Vila Lobão.
Comunga do mesmo pensamento o vendedor Carlos Freitas da Silva, 27. "Nasci em Imperatriz e acho que a cobertura vai melhorar em muito o nosso Calçadão". De acordo com ele, iniciativa positiva e que deve ser "aplaudida pela população".
Seplu - Situada na rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, bairro São Salvador, a Seplu tem a função de examinar e despachar processos relativos a loteamentos, parcelamentos de glebas e terrenos, uso e ocupação do solo, subsolo e espaço aéreo. A pasta também planeja, avalia e fiscaliza as políticas públicas e ações relativas ás obras públicas, ao desenvolvimento urbano, ao saneamento básico e às edificações, revisando e monitorando a formulação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município.
Comentários