O Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz (CEDEI) se reuniu, na manhã da última quarta-feira (17), para tratar de Termo de Cooperação Técnica a ser firmado entre a Prefeitura Municipal, o Estado e o próprio Conselho, com vistas à melhor aplicação possível da legislação relativa a incentivos fiscais e à desburocratização dos processos de instalação de empresas no Parque Industrial de Imperatriz, que que deverá ser reinaugurado em junho.
O encontro aconteceu no Palácio do Comércio e Indústria - PCI, onde estiveram presentes representantes do comércio e indústria, do Município e do Estado, entre os quais a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
Uma das mais representativas entidades empresariais de Imperatriz, a ACII é uma das entusiastas do projeto. O presidente da entidade, Hélio Rodrigues Araújo, defende a gestão compartilhada do Parque Industrial, com foco na atração de novos empreendimentos para a região. “Sempre na vanguarda, a ACII se propôs a compartilhar a gestão do Parque Industrial, com o intuito de desenvolvermos uma dinâmica mais eficaz de administração desse espaço e oferta de oportunidades aos empreendedores regionais, assim como de atração de empresas, o que se refletirá de modo bastante positivo na economia local”, ressalta Hélio Araújo.
Dentre outras reivindicações, a ACII defende a desburocratização do processo de implantação de empresas na cidade, visto que, conforme observa o titular da Sedec, Eduardo Soares Sousa, atualmente, para conseguir espaço no Parque Industrial, o empresário precisa se deslocar até São Luís. A solução apresentada é a de que as empresas realizem a inscrição na sede dessa Secretaria Municipal, que deverá contar com escritório no Parque Industrial. (Comunicação ACII)