A Prefeitura Municipal vem fazendo vistorias permanentes no Calçadão, a fim de garantir que o local permaneça livre para o andamento da reforma.
A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, destaca a atuação da Prefeitura Municipal de Imperatriz quanto ao remanejamento dos comerciantes autônomos, antes estabelecidos no Calçadão. 
A prefeitura, por meio das secretarias municipais de Planejamento Urbano - Seplu, Governo e Projetos Estratégicos - Segov e da superintendência de Defesa Civil - Supdec, deu início ao remanejamento dos vendedores ambulantes que comercializavam no Calçadão de Imperatriz.
Segundo a prefeitura, aproximadamente setenta comerciantes autônomos foram remanejados para a Rua Amazonas, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Luís Domingues, no Centro, local demarcado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes - Setran.
Para que as obras continuem de maneira segura, é necessário a conscientização dos comerciantes informais, e a prefeitura vem fazendo vistorias permanentes no local, a fim de garantir que o logradouro permaneça livre para o andamento da obra. 
Além disso, futuramente esses ambulantes serão realocados para um espaço construído exclusivamente para eles: O Shopping Popular, que irá organizar os vendedores ambulantes e servirá também para que outros comerciantes informais não ocupem os espaços públicos inadequadamente.
Desenvolvimento - Com as obras já iniciadas, o Calçadão será o primeiro centro comercial coberto do Maranhão. O local será contemplado ainda com um trabalho de paisagismo, construção de quiosques, recuperação de iluminação, implementação do sistema de combate a incêndio e adequações necessárias para receber pessoas com deficiência.
A obra é fruto de antigo sonho dos empresários, e constantes reivindicações feitas pela ACII junto ao Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura - Sinfra, e que foi prontamente atendida. Os benefícios da reforma serão significativos para os empresários do local, entre eles, maior fluxo de pessoas no local público, o que resultará no aumento de vendas nos estabelecimentos comerciais, devido à grande movimentação no lugar. (Comunicação ACII)