Com 220 estandes e uma visitação de 40 mil pessoas, aproximadamente, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) comemora o sucesso da décima quinta edição do evento. A feira, que aconteceu entre os dias 16 a 19 de setembro, recebeu estandes dos diversos setores de comércio, indústria e serviços, que apostaram em tecnologia e decoração.
No segundo ano de gestão da ACII, Jairo lembra que participa da Fecoimp há 12 anos e que já assumiu a coordenação do evento em seis edições. “A gente vem evoluindo na maneira de fazer a feira, procurando sempre inovar para que o evento nunca fique repetitivo. Sempre com novidades”, afirma.
Ainda de acordo com Jairo Almeida, a Fecoimp é reconhecida como um evento comercial. No entanto, a feira também se destaca como evento cultural e de entretenimento para a cidade. Para ele, é possível fomentar o negócio com as empresas e trazer atrações para o público que comparece.
“O público entende e, por isso, completamos 15 anos. Ao visitar os estandes, as pessoas conhecem as novidades das empresas, se distraem, passeiam com a família”, destaca. Além disso, “para nós, empresários, se torna um happy hour por causa do horário, das 18h às 23h. A feira não é estafante e passa rápido pois são quatro dias”, comenta.
Projeto – Nos 220 estandes deste ano, há a participação de 180 expositores. O presidente da ACII conta que ainda há uma dificuldade em trazer empresários de outros estados devido a falta de espaço. “Estamos com o projeto, junto ao governo do Estado, de ampliação e climatização do Centro de Convenções. Quando a gente conseguir, aí sim teremos condições de evoluir ainda mais como feira e profissionalizá-la”, comenta.
Planos – Jairo destaca que a ideia da diretoria da ACII é levar para agências de marketing de grandes centros, como a cidade de São Paulo, e divulgar a feira em nível nacional. “Com isso, conseguiremos trazer mais expositores. No momento não temos espaço, por isso, vamos ampliar primeiro e depois pensar nisso”, afirma.
Capacitação – Capacitar funcionários e localizar no mercado um potencial funcionário. Com o apoio do SENAC, SESI, FIEMA e Sebrae, a ACII ofertou duas mil vagas distribuídas em cursos e oficinas. “Esta parceria é de suma importância para complementar o objetivo não só de fomentar negócio, mas também de prestar um serviço para a classe trabalhadora e para as empresas”, reforça Jairo.
Para realizar um evento que reúne vários segmentos, Jairo fala que a principal dificuldade é fazer com que o expositor entenda que a feira não é só uma exposição. É marketing e investimento. Sua marca e produto serão bem vistos no mercado e receberão o reconhecimento do público. Dessa forma, a partir do momento que o expositor participa e descobre todas as vantagens de participar da feira, ele sempre quer voltar. “Por isso que a gente consegue uma participação expressiva. Sempre tem gente querendo participar”, brinca.
O “Espaço Turismo” ocupou a área externa do Centro de Convenções. Jairo conta que a criação de um espaço para o turismo é importante para concentrar no mesmo local empresas que fomentam o setor: cidades que têm atrações de lazer, hotéis, resorts, agências de viagem e restaurantes. “O que a gente previu e planejou, aconteceu”, comemora.
Apoio – “A credibilidade da Associação Comercial e do nome Fecoimp é muito importante. Às parcerias institucionais, Governo do Estado do Maranhão e Prefeitura de Imperatriz, aos apoiadores, patrocinadores e entusiastas, o nosso obrigado em nome de toda a diretoria. Todos contribuem para que a gente tenha sucesso”, agradece o presidente.
Para a diretoria, a Fecoimp correspondeu ao que era projetado. “É por isso que a gente preserva e faz com muito carinho para que ela continue se renovando, vencendo as dificuldades e para que a gente comemore muitos outros anos. Estamos satisfeitos em contribuir para a economia de toda a região”, finaliza.
Comentários