No último sábado (18), o condutor de um caminhão atingiu e quebrou um poste no Parque Alvorada II em Imperatriz, deixando três municípios do sul do Maranhão sem energia elétrica. As casas e estabelecimentos do bairro tiveram seu fornecimento de energia interrompido entre 11h52 e 14h30. Mais de 7.300 unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica nos municípios de Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene e parcialmente no município de Imperatriz. Segundo informações de populares, o caminhão que provocou o acidente pertence à distribuidora de refrigerantes da Coca-Cola.
Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece em todo o Brasil pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. No Maranhão, a CEMAR tem utilizado palestras e ações educativas para conscientizar os condutores que a imprudência no trânsito pode ocasionar quebra de postes, seguido de mortes e lesões muitas vezes irreversíveis. Em pontos considerados críticos, a Companhia instala defensas feitas de manilhas de concreto com areia, a fim de amenizar o impacto desse tipo de acidente.
Os números de acidentes com essas características no Estado são preocupantes. Em 2011 foram contabilizados pela CEMAR 1.580 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de quatro postes por dia. De janeiro a julho de 2012 já foram registrados 1.065, uma média de cinco postes por dia.
Para a CEMAR, esse tipo de acidente traz transtornos para quem está no veículo, para as famílias dos ocupantes do veículo e consequentemente para a população que fica no desconforto pela falta de energia. Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses.
Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta à população que ligue para o número 116 e informe o local com ponto de referência, pois existem equipes de plantão 24 horas por dia. A Companhia alerta ainda para que as pessoas não se aproximem de fios e cabos partidos ou caídos e não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)