O curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), disponibiliza o acervo do curso para pesquisa e empréstimo para acadêmicos de todos os cursos da universidade e para a comunidade imperatrizense. O acervo contempla revistas, livros, jornais e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), como monografias e peças práticas.
De acordo a coordenadora do curso de Jornalismo, Roseane Arcanjo, há mais de mil revistas para pesquisa. Dentre as curiosidades do acervo, há revistas Veja de 1970 a 1991. Ela ressalta que tem itens raros como o jornal Pasquim, que marcou época na imprensa brasileira. “Temos jornais da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia que conseguimos por meio de doações de alunos, professores e visitantes”, acrescenta. O curso continua aceitando doações de obra para incrementar o acervo.
Para a professora Roseane, o objetivo é que o acervo vire uma maior fonte de pesquisa, a partir das doações de revistas, jornais, fotografias e tudo que enfatize a história de Imperatriz. Segundo ela, há uma falta desse histórico da cidade. “A ideia é que seja um local que conte e conserve a história da cidade, através da mídia”.
O acervo fica aberto para a comunidade acadêmica e imperatrizense. As consultas podem ser realizadas no bloco novo do prédio da UFMA, no centro de Imperatriz, dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 15h às 18h. Se houver interesse para doações de jornais ou quaisquer obras que dizem respeito à cidade ou a própria região podem ser entregues no próprio acervo. (Núcleo Ascom Imperatriz)