A biblioteca da UFMA de Imperatriz está passando por um serviço especial de higienização dos livros. Uma empresa do Rio de Janeiro foi contratada para realizar o serviço, que visa manter a qualidade dos materiais disponíveis no acervo da universidade. A ação está acontecendo desde a última segunda-feira (10) e se estende até esta semana.
A supervisora de higienização, Andreia Oliveira Silva, explica que este tipo de tratamento é necessário para prolongar a vida útil dos materiais bibliográficos e recomenda que o serviço seja feito frequentemente, como medida de prevenção. "A higienização deve ser feita pelo menos de seis em seis meses para evitar que futuramente seja necessário um processo mais complexo de restauração", aconselha.
Uma equipe de nove pessoas está trabalhando na limpeza dos materiais. Aproximadamente 19 mil exemplares de livros estão passando pelo procedimento que envolve a limpeza das capas, contracapas e folhas.
Marla Bertolla, bibliotecária da UFMA de Imperatriz, também enfatiza a importância da higienização para a saúde de quem visita a biblioteca com frequência. "Em casos de acervo muito contaminado, pode acontecer até transmissão de doenças, por meio de bactérias acumuladas, então é melhor prevenir com esse tipo de ação", ressalta.
O processo de higienização também irá acontecer nas bibliotecas do campus da UFMA de Chapadinha e de São Luís. No total, serão tratados cerca de 110 mil exemplares, divididos entre as bibliotecas dos três polos atendidos.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14731
Comentários