Uma manhã de alegria e diversão para crianças de Imperatriz. Esse foi o objetivo da ação do “Dia do Brincar” realizada pela CEMAR no último sábado (08). Fantasiados de personagens infantis, como palhaços e super-heróis, colaboradores da CEMAR e de empresas fornecedoras da Companhia promoveram o resgate de brincadeiras antigas e o incentivo a práticas lúdicas.
Durante as atividades, as 100 crianças atendidas pela Creche Escola Vida, localizada no bairro Vila Redenção I, participaram de uma gincana com jogos e brincadeiras que, além de promoverem a diversão, estimulam o desenvolvimento cognitivo (habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo) e a coordenação motora. Dicas de segurança e de economia de energia elétrica também foram trabalhadas com as crianças por meio de histórias contadas com fantoches.
A Creche Escola Vida é um projeto mantido pela igreja Nova Aliança e atende crianças carentes do bairro Vila Redenção I e localidades adjacentes. A coordenadora pedagógica da creche, Rosimeire Dornelas, contou que a instituição foi fundada há cinco anos e atualmente possui 20 funcionários. A creche trabalha com a educação regular de crianças do maternal ao primeiro ano do ensino fundamental. Além da educação formal, acontece acompanhamento das crianças em suas casas auxiliando os pais na criação dos seus filhos com orientações sobre saúde, educação e cultura.
Sobre a ação realizada pela CEMAR, a coordenadora ressaltou: “É muito importante para nós quando as pessoas se sensibilizam e vêm até aqui dar um dia de alegria para nossas crianças, algo diferente para eles. E fazer a alegria dessas crianças é tudo que a gente quer. Todas as nossas crianças são carentes e têm necessidade de atividades como essa.
Incentivar o voluntariado entre os colaboradores também é um dos objetivos da Companhia como parte de seu compromisso com a sociedade. Além de fornecer energia de qualidade, a CEMAR está preocupada com o desenvolvimento de valores importantes como a solidariedade e preservação ambiental. Para isso, desenvolve uma série de ações, como palestras nas comunidades, atividades lúdicas para crianças, apoio a instituições filantrópicas por meio de investimento financeiro, entre outras.
Fantasiado do personagem Chapolin Colorado, o técnico de segurança da CEMAR, Marcos Túlio da Conceição, destacou que por algumas horas deixou de ser um colaborador da Companhia e voltou a ser criança. “Essa é uma oportunidade de quebrar a nossa rotina. Um momento como esse aqui faz a gente voltar à infância. Nós sentimos a alegria, o entusiasmo das crianças quando nos veem fantasiados. O nosso trabalho é recompensado por um dia como esse aqui”.
A mesma alegria percebida nos colaboradores era vista nos olhos das crianças e das mães que acompanhavam as atividades. “Tudo isso é muito bom porque, além de brincar, a gente aprende sobre coisas novas”, contou Ana Vitória, 10 anos, aluna da creche. Com o mesmo sentimento, a dona de casa Ana Márcia da Silva lembrou que essa ação proporciona uma oportunidade de lazer que nem sempre os pais podem dar aos seus filhos. “Isso é muito legal porque distrai as crianças e ainda ensina valores importantes para a vida”. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14725
Comentários