Iniciativa da Suzano em parceria com o Instituto Amar Mais

Com o intuito de conscientizar os colaboradores em apoio ao movimento Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção do câncer de mama, a Suzano realizou na sexta-feira (25), uma ação voluntária de arrecadação de cabelos, que serão utilizados na confecção de perucas para pacientes que estão em tratamento do câncer.  A inciativa aconteceu em parceria com o Projeto Patrícia Fios de Esperança, que faz parte do Instituto Amar Mais, e os alunos da Liga Acadêmica de Imunologia e Doenças Auto Imuni (LAIDA) da universidade CEUMA.
A auxiliar administrativo, Railane Trovão, foi uma das doadoras e ressaltou a importância da ação por incentivar a prevenção, como também a solidariedade com o próximo. "A campanha nos fez refletir o quanto é importante se cuidar. Participar da ação de doação de cabelo foi muito gratificante pra mim, ajudar o próximo com um gesto tão lindo me deixou com um sentimento de gratidão. Essa atitude irá contribuir com a qualidade de vida e autoestima de um paciente que está precisando.", relata.
Na ocasião, os colaboradores foram incentivados a usar o rosa em prol da prevenção e o combate ao câncer de mama. Além dessa ação, os colaboradores participaram de uma roda de conversa com o objetivo de trocar experiências de uma forma leve e descontraída para esclarecer dúvidas e passar as informações corretas que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença, a fim de um tratamento mais eficaz.
Para o presidente da CIPA, Anibbal Brito, essa foi uma oportunidade de propagar conhecimento e incentivar a prevenção aos colaboradores da empresa. "Foi muito gratificante viver esses momentos relacionados à prevenção do câncer de mama, aprendi muito sobre o tema e pude ver o engajamento das pessoas com a ação. Segurança é um valor inegociável na Suzano e cuidar da sua saúde é uma das premissas básicas de um ambiente seguro.", destaca Annibal Brito.
De acordo com  a cartilha "Saiba tudo sobre o Câncer de Mama" elaborada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres do Brasil e do mundo, depois do câncer de pele, e apesar da doença atingir homens e mulheres, as chances de desenvolver a doença aumenta após os 40 anos. Por isso, a partir dessa idade a recomendação é que a mamografia seja feita anualmente e todos devem fazer o autoexame regularmente. Entre algumas formas de diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama estão, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Sobre a campanha: O Outubro Rosa, é uma campanha que acontece anualmente, com a intenção de alertar a sociedade, principalmente as mulheres, para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama atinge homens e mulheres e se descoberto na sua fase inicial a chance de cura chega até 90% dos casos. (Assessoria de Imprensa)